http://repositorio.unb.br/handle/10482/52308
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2024_LucianaDaSilvaOliveiraLemes_TESE.pdf | 1,21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | A dimensão subjetiva da ação de mulheres catadoras em novo contexto socioprodutivo : contribuições da teoria cultural-histórica da subjetividade |
Autor(es): | Lemes, Luciana da Silva Oliveira |
Orientador(es): | Martins, Maristela Rossato |
Assunto: | Catadoras de materiais recicláveis Inclusão socioprodutiva Teoria da subjetividade Desigualdade social |
Data de publicação: | 5-Jun-2025 |
Data de defesa: | 18-Out-2024 |
Referência: | LEMES, Luciana da Silva Oliveira. A dimensão subjetiva da ação de mulheres catadoras em novo contexto socioprodutivo: contribuições da teoria cultural-histórica da subjetividade. 2024. 184 f. Tese (Doutorado em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar) — Universidade de Brasília, 2024. |
Resumo: | O objetivo central da pesquisa foi compreender como a inter-relação entre o social e o individual constitui a configuração subjetiva da ação de mulheres catadoras. Como ponto de partida, realizouse uma revisão da produção científica sobre a temática do social no contexto da Psicologia Social Crítica Latino-Americana e na Teoria da Subjetividade, em que se identificaram aproximações com a temática de pesquisa orientada à abertura de novos focos de exploração. Em relação ao aporte teórico, fundamentou-se na Teoria da Subjetividade, na perspectiva cultural-histórica, em particular na categoria configuração subjetiva da ação, como via compreensiva da ação configurada em nível individual e social, e da configuração subjetiva social do trabalho da catação, como via compreensiva dessa ação configurada na subjetividade social de uma instituição de catadores de materiais recicláveis, sob regime de uma cooperativa. Em congruência ao referencial teórico a pesquisa orientou-se pelos princípios da Epistemologia Qualitativa e suas expressões na Metodologia Construtivo-Interpretativa para o estudo dos casos de mulheres catadoras, seu grupo constituído por dez mulheres e uma cooperativa da qual estavam vinculadas. A construção da informação apoiou-se nos seguintes procedimentos e instrumentos de pesquisa: análise documental; observação participante; complemento de frases; dinâmicas conversacionais individuais e em grupo; construção de um livro; sessões fotográficas. A partir da realização da pesquisa as conclusões versam sobre: a) a configuração subjetiva da ação como via de representação teórica à compreensão das inter-relações entre subjetividade individual e subjetividade social; b) a ação, como configuração motivacional, em nível individual e social, evidenciando a emergência do sujeito e do agente em contextos e processos de desigualdade social; c) a catação, ação concomitantemente configurada, no âmbito da subjetividade individual e da subjetividade social, evidenciando o caráter gerador e subversivo da mulher catadora e de seu grupo, constituído por contradições perante as desigualdades sociais vividas historicamente em outros contextos. Com base nas construções apresentadas, defende-se tese de que a configuração subjetiva da ação de mulheres catadoras se constitui subjetivamente, em nível individual e social, pelo modo como a configuração subjetiva da ação e uma configuração subjetiva social da instituição – o trabalho de catação – constituem-se como configuração motivacional tanto para a pessoa quanto para o grupo, possibilitando evidenciar a emergência do sujeito e do agente em contextos e processos de desigualdades sociais. |
Abstract: | The central objective of the research was to understand how the interrelation between the social and the individual shapes the subjective configuration of women recyclers' actions. As a starting point, a review of scientific literature on social theme within the context of Critical Latin American Social Psychology and Subjectivity Theory was conducted, identifying connections that opened new avenues for exploration. The theoretical approach was based on the Theory of Subjectivity, in particular, the cultural-historical perspective, in the category of subjective configuration of action, as a comprehensive way of action configured at an individual level and the social subjectivity of space, as well as the social subjective configuration of the work of waste pickers, as a comprehensive way of this action configured in the social subjectivity of an institution of collectors of recyclable materials, under the regime of a cooperative. In congruence with the theoretical framework, it was guided by the principles of Qualitative Epistemology and its expressions in the ConstructiveInterpretative Methodology for the study of cases of women waste pickers, a group consisted of ten women and a cooperative to which they were linked. The information was gathered through various research procedures and instruments: document analysis, participant observation, sentence completion, individual and group conversational dynamics, the creation of a book, and photographic sessions. Conclusions drawn from the research include: a) the subjective configuration of action serves as an instrumental representation for understanding the interrelations between individual and social subjectivity; b) action, as a motivational configuration at both individual and social levels, highlighting the emergence of the subject and agent within contexts and processes of social inequality; c) waste picking, as an action simultaneously configured within individual and social subjectivity, revealing the generative and subversive nature of women recyclers and their group, characterized by contradictions against the historically experienced social inequalities in other contexts. Based on the findings, the following thesis is proposed: the subjective configuration of the actions of women waste pickers is shaped both individually and socially by the way the subjective configuration of action and the social subjective configuration of the institution act as motivational configurations for both the individual and the group, allowing for the emergence of the subject and the agent within contexts and processes of social inequalities. |
Unidade Acadêmica: | Instituto de Psicologia (IP) Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (IP PED) |
Informações adicionais: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento, Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, 2024. |
Programa de pós-graduação: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar |
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