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Título: Método para avaliação do ciclo de vida de serviços de infraestrutura de transportes a partir de dados do SICRO : análise comparativa entre pavimentos asfáltico e de concreto com monetização das emissões de carbono
Outros títulos: Method for life cycle assessment of transport infrastructure services based on SICRO data : comparative analysis between asphalt and concrete pavements with carbon emission monetization
Autor(es): Teles, Alice Amorim
Orientador(es): Carvalho, Michele Tereza Marques
Assunto: Avaliação de Ciclo de Vida (ACV)
Energia - consumo
Emissão de CO2
Infraestrutura de transporte
Pavimentos de asfalto
Pavimentos de concreto
Data de publicação: 20-Mai-2025
Referência: TELES, Alice Amorim. Método para avaliação do ciclo de vida de serviços de infraestrutura de transportes a partir de dados do SICRO: análise comparativa entre pavimentos asfáltico e de concreto com monetização das emissões de carbono. 2024. 111 f., il. Dissertação (Mestrado em Estruturas e Construção Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Em todo o mundo, é crescente a preocupação e importância atribuídas à sustentabilidade, principalmente quando se trata de um setor com tantos impactos no meio ambiente como o da infraestrutura de transportes. Diversas iniciativas de financiamento já exigem a comprovação do desempenho ambiental para fornecimento de recursos, de modo que essa prática tem se tornado cada vez mais essencial nos estudos de viabilidade dos empreendimentos. Entretanto, em âmbito nacional, a análise de impacto do ciclo de vida de empreendimentos de infraestrutura se depara com desafios para sua consolidação como prática na elaboração e planejamento de projetos em razão da ausência de dados e do desconhecimento acerca do seu desenvolvimento. Posto isso, o presente trabalho tem como objetivo apresentar um método prático e abrangente de avaliação do ciclo de vida (ACV), aplicável a diversos elementos da infraestrutura de transportes, utilizando dados provenientes de orçamentos elaborados com o Sistema de Custos Referenciais de Obra (SICRO), além de incluir a quantificação dos custos associados às emissões de carbono dessas estruturas. Para tanto, o método proposto dividese em cinco etapas: (i) definição de escopo do elemento de estudo, (ii) ACV a partir de dados do SICRO, (iii) qualificação da ACV obtida com os dados do SICRO por meio de modelagem no software OpenLCA, (iv) avaliação do custo de ciclo de vida (ACCV) utilizando a metodologia preconizada no SICRO e (v) cálculo do custo de emissão de carbono. Visando demonstrar o método proposto, sua aplicação foi desenvolvida para comparar duas estruturas de pavimento: uma com revestimento asfáltico e outra em concreto de cimento Portland. Os valores obtidos a partir dos dados do SICRO indicaram que o pavimento asfáltico possui um consumo energético 252% maior que o pavimento de concreto, enquanto, em relação às emissões de CO₂, a solução asfáltica apresentou uma contribuição 15% inferior. Nos resultados obtidos na etapa de qualificação do método pelo software OpenLCA, o pavimento asfáltico também demonstrou pior desempenho em relação ao consumo energético e melhor sob a ótica da emissão de CO2. Tratando da análise de impactos ambientais, os resultados gerados pelo OpenLCA indicaram um desempenho mais favorável ao pavimento asfáltico. Já na avaliação do custo de ciclo de vida, o pavimento de asfalto apresentou um preço total 2,3 vezes superior ao calculado para o pavimento de concreto. Ainda, o custo de emissão de carbono estimado apresentou pouca representatividade no valor total das estruturas, sendo 1,4% para o pavimento de asfalto e 3,8% para o de concreto. A presente pesquisa se configura como relevante contribuição para a tomada de decisão entre diferentes soluções construtivas ao quantificar de forma acessível parâmetros de impacto ambiental a partir de dados nacionalmente difundidos e que já integram os projetos de infraestrutura de transportes, como os do SICRO, além de agregar nova utilidade às composições de custos desse sistema.
Abstract: Worldwide, there is a growing concern and importance attributed to sustainability, especially regarding a sector that has such a significant impact on the environment, such as transport infrastructure. Various financing initiatives already require proof of environmental performance for resource allocation, making this practice increasingly essential in the feasibility studies of enterprises. However, at the national level, the life cycle impact analysis of infrastructure projects faces challenges for its consolidation as a practice in the preparation and planning of projects due to a lack of data and a lack of knowledge about its development. Therefore, this study aims to present a practical and comprehensive life cycle assessment (LCA) method applicable to various elements of transportation infrastructure, utilizing data from budgets prepared with the Reference Cost System for Construction Works (SICRO), while also quantifying the costs associated with carbon emissions from these structures. To this end, the proposed method is divided into five steps: (i) defining the scope of the element under study, (ii) LCA based on SICRO data, (iii) qualification of the LCA obtained with SICRO data through modeling in the OpenLCA software, (iv) analysis of the life cycle cost (LCC) using the methodology prescribed in SICRO, and (v) calculation of the carbon emission cost. To demonstrate the proposed method, its application was developed to compare two pavement structures: one with an asphalt surface and the other with Portland cement concrete. The values obtained from SICRO data indicated that the asphalt pavement has an energy consumption 252% higher than that of concrete pavement, while regarding CO₂ emissions, the asphalt solution contributed 15% less. In the results obtained during the qualification phase of the method using the OpenLCA software, the asphalt pavement also showed worse performance concerning energy consumption and better performance in terms of CO₂ emissions. Regarding the analysis of environmental impacts, the results generated by OpenLCA indicated a more favorable performance for the asphalt pavement. In the life cycle cost assessment, the asphalt pavement showed a total price 2.3 times higher than that calculated for concrete pavement. Additionally, the estimated carbon emission cost was less significant in the total value of the structures, accounting for 1.4% for the asphalt pavement and 3.8% for the concrete pavement. This research represents a relevant contribution to decision-making among different construction solutions by quantifying environmental impact parameters in an accessible manner, using nationally disseminated data that is already integrated into transport infrastructure projects, such as those from SICRO, while also adding new utility to the cost compositions of this system.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Tecnologia (FT)
Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (FT ENC)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil, Faculdade de Tecnologia, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Estruturas e Construção Civil
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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