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dc.contributor.advisorAmaro, José Luis Martinez-
dc.contributor.authorSpíndola, Felipe Oliveira-
dc.date.accessioned2025-05-19T14:04:17Z-
dc.date.available2025-05-19T14:04:17Z-
dc.date.issued2025-05-19-
dc.date.submitted2025-02-12-
dc.identifier.citationSPÍNDOLA, Felipe Oliveira. Estilo quadestênico: a retórica d’a Pedra do Reino. 2025. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52263-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2025.pt_BR
dc.description.abstractEm O Romance d’a Pedra do Reino Quaderna tenta convencer os leitores da sua inocência. Mas, além disso, durante o relato que o personagem usa para expor a sua história, Quaderna ao mesmo tempo que constrói o seu depoimento, executa a elaboração de um romance. Ele revela que para construir a sua Obra de Gênio usaria a receita do Retórico e gramático de Dom Pedro II, o Doutor Amorim Carvalho. Se aproveitando das qualidades dos estilos Oncista e Tapirista, aprendidos com o convívio que teve com seus mestres e amigos Samuel e Clemente, ele inventa o seu próprio estilo, o estilo Régio. O estilo sempre foi uma característica fundamental da retórica desde a Retórica Antiga. Hermógenes, na Antiguidade, definiu que o estilo Demostênico, baseado nos trabalhos do orador Demóstenes, era o estilo exemplar e mais perfeito, que todos os oradores deveriam usar como inspiração para compor os seus textos e discursos. O propósito desse trabalho é usar as ferramentas disponíveis da Retórica Antiga para fazer a leitura do Romance d’a Pedra do Reino, pensando o texto como um discurso que além de ser usado para persuadir o leitor, também foi feito com o cuidado de dizer bem, dizer adequadamente para que se chegue a esse objetivo. Ao identificar e conceituar os estilos, apontá-los no texto será uma forma de mostrar que as ferramentas que a retórica oferece ainda estão funcionais desde a sua invenção. O resultado é que é perceptível que Ariano Suassuna dispôs de fórmulas retóricas para arquitetar o seu romance, portando, a pertinência de usar as mesmas ferramentas para se ler o seu romance.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEstilo quadestênico : a retórica d’a Pedra do Reinopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordSuassuna, Ariano, 1927 - crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.keywordQuadernapt_BR
dc.subject.keywordPersuasão (Retórica)pt_BR
dc.subject.keywordEstilo literáriopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1In "The Stone of the Kingdom" Quaderna attempts to convince readers of his innocence. However, in addition to narrating his story to present his testimony, Quaderna simultaneously crafts a novel. He discloses that, in constructing his Magnum Opus, he would follow the recipe of the Rhetorician and grammarian of Dom Pedro II, Dr. Amorim Carvalho. Drawing on the qualities of the Oncist and Tapirist styles learned from his mentors and friends Samuel and Clemente, he invents his own style, the Regal Style. Style has always been a fundamental characteristic of rhetoric since ancient times. Hermogenes, in antiquity, defined Demosthenes' style as exemplary and most perfect, urging all orators to use it as inspiration for composing their speeches. The purpose of this work is to employ the available tools of ancient rhetoric to analyze "The Stone of the Kingdom," considering the text as a discourse crafted not only to persuade the reader but also with the care of expressing well, appropriately, to achieve this goal. Identifying and conceptualizing the styles in the text will show that the tools rhetoric provides have been functional since their invention. The result is that it is evident Ariano Suassuna employed rhetorical formulas to architect his novel, justifying the relevance of using the same tools to interpret his work.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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