Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Amaro, José Luis Martinez | - |
dc.contributor.author | Spíndola, Felipe Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-19T14:04:17Z | - |
dc.date.available | 2025-05-19T14:04:17Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-19 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-12 | - |
dc.identifier.citation | SPÍNDOLA, Felipe Oliveira. Estilo quadestênico: a retórica d’a Pedra do Reino. 2025. 98 f., il. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52263 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Teoria Literária e Literaturas, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em O Romance d’a Pedra do Reino Quaderna tenta convencer os leitores da sua inocência.
Mas, além disso, durante o relato que o personagem usa para expor a sua história, Quaderna ao
mesmo tempo que constrói o seu depoimento, executa a elaboração de um romance. Ele revela
que para construir a sua Obra de Gênio usaria a receita do Retórico e gramático de Dom Pedro
II, o Doutor Amorim Carvalho. Se aproveitando das qualidades dos estilos Oncista e Tapirista,
aprendidos com o convívio que teve com seus mestres e amigos Samuel e Clemente, ele inventa
o seu próprio estilo, o estilo Régio. O estilo sempre foi uma característica fundamental da
retórica desde a Retórica Antiga. Hermógenes, na Antiguidade, definiu que o estilo
Demostênico, baseado nos trabalhos do orador Demóstenes, era o estilo exemplar e mais
perfeito, que todos os oradores deveriam usar como inspiração para compor os seus textos e
discursos. O propósito desse trabalho é usar as ferramentas disponíveis da Retórica Antiga para
fazer a leitura do Romance d’a Pedra do Reino, pensando o texto como um discurso que além
de ser usado para persuadir o leitor, também foi feito com o cuidado de dizer bem, dizer
adequadamente para que se chegue a esse objetivo. Ao identificar e conceituar os estilos,
apontá-los no texto será uma forma de mostrar que as ferramentas que a retórica oferece ainda
estão funcionais desde a sua invenção. O resultado é que é perceptível que Ariano Suassuna
dispôs de fórmulas retóricas para arquitetar o seu romance, portando, a pertinência de usar as
mesmas ferramentas para se ler o seu romance. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Estilo quadestênico : a retórica d’a Pedra do Reino | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Suassuna, Ariano, 1927 - crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Quaderna | pt_BR |
dc.subject.keyword | Persuasão (Retórica) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Estilo literário | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | In "The Stone of the Kingdom" Quaderna attempts to convince readers of his innocence.
However, in addition to narrating his story to present his testimony, Quaderna simultaneously
crafts a novel. He discloses that, in constructing his Magnum Opus, he would follow the recipe
of the Rhetorician and grammarian of Dom Pedro II, Dr. Amorim Carvalho. Drawing on the
qualities of the Oncist and Tapirist styles learned from his mentors and friends Samuel and
Clemente, he invents his own style, the Regal Style. Style has always been a fundamental
characteristic of rhetoric since ancient times. Hermogenes, in antiquity, defined Demosthenes'
style as exemplary and most perfect, urging all orators to use it as inspiration for composing
their speeches. The purpose of this work is to employ the available tools of ancient rhetoric to
analyze "The Stone of the Kingdom," considering the text as a discourse crafted not only to
persuade the reader but also with the care of expressing well, appropriately, to achieve this goal.
Identifying and conceptualizing the styles in the text will show that the tools rhetoric provides
have been functional since their invention. The result is that it is evident Ariano Suassuna
employed rhetorical formulas to architect his novel, justifying the relevance of using the same
tools to interpret his work. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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