Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Barros, Ana Flávia Granja e | - |
dc.contributor.author | Silva, Gregory Rosa Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T13:11:13Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T13:11:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2024-09-26 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Gregory Rosa Pereira da. The United Nations' quest for status amid international cooperation: the 2030 Agenda case. 2024. 108 f., il. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52210 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Relações Internacionais, Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais, 2024. | pt_BR |
dc.language.iso | eng | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | The United Nations' quest for status amid international cooperation : the 2030 Agenda case | pt_BR |
dc.title.alternative | A busca das Nações Unidas por status em meio à cooperação internacional : o caso da Agenda 2030 | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Agenda 2030 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cooperação internacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Status social | pt_BR |
dc.subject.keyword | Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | What are the outcomes of the Sustainable Development Goals (SDGs)? How can they be
measured – in terms of the interrelation and flow between indicators, activities, outputs,
outcomes, and impact? Who designed and is responsible for implementing them? Is there a
budget allocated to each goal to ensure their execution? Who is accountable for their
progress, success, or failure? And what happens after 2030 – will the UN have achieved its
purpose, or will an “Agenda 2050” emerge? These questions inspired me to begin this
research, highlighting the lack of systematic sources and clear answers for those interested in
studying the construction process of the 2030 Agenda. Recent data and upcoming global
events suggest that the Agenda for Sustainable Development, adopted by most countries,
faces challenges and unpredictability in achieving its goals by 2030. Despite this, the United
Nations (UN) remains committed to keeping the agenda active, as evidenced by initiatives
like the upcoming 2024 Summit of the Future. However, little to no academic effort has been
devoted to investigating the construction process of the 2030 Agenda and the impetus behind
it. I hypothesize that the SDGs were designed as a strategic response by the UN to maintain
their status, legitimacy, and operational framework, driven by the demands from the Global
South, the UN’s struggle to stay relevant, and the saturation of traditional development
approaches. To test this, I conducted an exploratory qualitative research analysis on major
UN events leading to the Agenda’s formation, focusing on key players to understand this
complex and multifaceted topic. Agenda setting and status seeking theories proved to be the
most suitable lenses, framing the SDGs as a dual-purpose endeavor: providing a framework
for global action and acting as a mechanism for status seeking. This dual role helped the UN
regain prominence in the second decade of the 21st century, amid critiques of its post-aid
development effectiveness. However, to maintain relevance, losing once again, the UN must
assess its sustainability and adapt its structures and operations, moving beyond reliance on
past prestige. This evaluation is crucial not only to prevent the UN from fading into
irrelevance but also to ensure it can effectively lead global development efforts. As of today,
the UN appears to be sustaining only its “successful failures,” a pattern that is unsustainable
for the institution, and for people, planet, prosperity, peace, and partnerships alike. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Quais são os resultados dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)? Como podem
ser medidos — em termos de inter-relação e fluxo entre indicadores, atividades, outputs,
resultados e impacto? Quem os projetou e é responsável pela sua implementação? Existe um
orçamento alocado para cada meta para garantir sua execução? Quem é responsável por seu
progresso, sucesso ou fracasso? E o que acontecerá após 2030 — a ONU terá cumprido seu
propósito, ou surgirá uma “Agenda 2050”? Essas perguntas me inspiraram a iniciar esta
pesquisa, destacando a falta de fontes sistemáticas e de respostas claras para aqueles
interessados em estudar o processo de construção da Agenda 2030. Dados recentes e eventos
globais futuros sugerem que a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável, adotada pela
maioria dos países, enfrenta desafios e imprevisibilidade quanto ao cumprimento de suas
metas até 2030. Apesar disso, as Nações Unidas (ONU) permanecem comprometidas em
manter a agenda ativa, como evidenciado por iniciativas como a Cúpula do Futuro de 2024.
Contudo, poucos ou nenhum esforço acadêmico foram dedicados a investigar o processo de
construção da Agenda 2030 e os motivos por trás dela. Minha hipótese é de que os ODS
foram projetados como uma resposta estratégica da ONU para manter seu status, legitimidade
e estrutura operacional, impulsionados pelas demandas do Sul Global, pela luta da ONU para
manter sua relevância e pela saturação dos modelos tradicionais de desenvolvimento. Para
testar essa hipótese, realizei uma análise qualitativa exploratória sobre os principais eventos
da ONU que levaram à formação da Agenda, focando também nos principais atores para
compreender este tema complexo e multifacetado. As teorias de agenda setting e busca de
status mostraram-se os melhores enquadramentos teóricos, interpretando os ODS como um
esforço de dupla finalidade: fornece uma estrutura para ação global e agir como um
mecanismo de busca de status da ONU. Esse papel duplo ajudou a instituição a recuperar
destaque na segunda década do século XXI em meio a críticas sobre sua eficácia na era pósaid. No entanto, para manter sua relevância, se perdendo mais uma vez, a ONU deve avaliar
sua sustentabilidade e adaptar suas estruturas e operações, indo além da dependência do
prestígio acumulado no passado. Essa avaliação é crucial não apenas para evitar que a ONU
caia na irrelevância, mas também para garantir que ela possa liderar efetivamente os esforços
globais de desenvolvimento. Até o momento, a ONU parece estar sustentando apenas seus
“fracassos bem-sucedidos”, um padrão insustentável para a instituição e para as pessoas, o
planeta, a prosperidade, a paz e as parcerias. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Relações Internacionais (IREL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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