Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Ginani, Verônica Cortez | - |
dc.contributor.author | Moura, Joyce Brenda Parente de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-09T11:56:10Z | - |
dc.date.available | 2025-05-09T11:56:10Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-09 | - |
dc.date.submitted | 2023-12-19 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Joyce Brenda Parente de. Impactos ambientais, sociais e econômicos do desperdício de alimentos em escolas públicas do Distrito Federal. 2023. 60 f. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52203 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste estudo foi investigar os impactos sociais, econômicos e ambientais do desperdício
de alimentos na rede pública de ensino do DF. Secundariamente, buscou-se identificar qual dessas
três dimensões da sustentabilidade têm sofrido maior impacto como consequência do inadequado
uso dos alimentos e outros recursos necessários para o preparo de refeições. De natureza qualiquantitativa, foi analisado, por pesagem direta, o desperdício de 130 dias de preparação e
distribuição de refeições em 13 escolas e todas as coletas foram somente no turno matutino. Ao
todo, foram desperdiçados 1801 kg de alimentos, representando 29% do total produzido. O
desperdício de alimentos da maioria dos dias avaliados (92%) foi classificado como “ruim” ou
“muito ruim”. Quando olhamos para todos os parâmetros avaliados pela eco-ineficiência, as
classificações também foram “ruim” ou “muito ruim”, indicando elevado impacto em todas as
dimensões da sustentabilidade e inadequado uso dos alimentos e demais recursos. Dessa forma,
entende-se que as escolas públicas do DF estão eco-ineficientes. Como apontado pela literatura,
há intervenções que se mostraram eficientes para a redução do desperdício de alimentos em outros
serviços de alimentação, devendo também serem aplicadas nas escolas para uma utilização mais
sustentável dos recursos disponíveis. Ademais, dever ser consideradas mudanças comportamentais
no tratamento do resíduo produzido, como a separação do lixo orgânico e inorgânico, realizado
em algumas escolas avaliadas, mas ainda de forma minoritária. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Impactos ambientais, sociais e econômicos do desperdício de alimentos em escolas públicas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Alimentação escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desperdício de alimentos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenvolvimento sustentável - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) - escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Serviços de alimentação | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The aim of this study was to investigate the social, economic, and environmental impacts of food
waste in the public education network of the Federal District (DF). Additionally, we sought to
identify which of these three dimensions of sustainability has been most affected as a consequence
of the improper use of food and other resources necessary for meal preparation. Employing a
qualitative-quantitative approach, we conducted a direct weighing analysis of the waste generated
over 130 days of meal preparation and distribution across 13 schools, with all collections occurring
exclusively during the morning shift. In total, 1801 kg of food were wasted, representing 29% of
the total production. The food waste on the majority of evaluated days (92%) was classified as
"poor" or "very poor." When assessing all parameters using the eco-inefficiency framework, the
classifications were consistently "poor" or "very poor," indicating a significant impact across all
dimensions of sustainability and improper utilization of food and other resources. Consequently,
it is understood that public schools in the Federal District exhibit eco-inefficiency. As indicated
by the literature, there are interventions proven to be effective in reducing food waste in other food
service settings, and these should be applied in schools for a more sustainable use of available
resources. Furthermore, behavioral changes in waste management, such as the separation of
organic and inorganic waste, need to be considered. While some evaluated schools have
implemented such practices, they remain in the minority. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Ciências da Saúde (FS) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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