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2023_JoyceBrendaParenteDeMoura_DISSERT.pdf511,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.advisorGinani, Verônica Cortez-
dc.contributor.authorMoura, Joyce Brenda Parente de-
dc.date.accessioned2025-05-09T11:56:10Z-
dc.date.available2025-05-09T11:56:10Z-
dc.date.issued2025-05-09-
dc.date.submitted2023-12-19-
dc.identifier.citationMOURA, Joyce Brenda Parente de. Impactos ambientais, sociais e econômicos do desperdício de alimentos em escolas públicas do Distrito Federal. 2023. 60 f. Dissertação (Mestrado em Nutrição Humana) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/52203-
dc.descriptionDissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Nutrição Humana, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi investigar os impactos sociais, econômicos e ambientais do desperdício de alimentos na rede pública de ensino do DF. Secundariamente, buscou-se identificar qual dessas três dimensões da sustentabilidade têm sofrido maior impacto como consequência do inadequado uso dos alimentos e outros recursos necessários para o preparo de refeições. De natureza qualiquantitativa, foi analisado, por pesagem direta, o desperdício de 130 dias de preparação e distribuição de refeições em 13 escolas e todas as coletas foram somente no turno matutino. Ao todo, foram desperdiçados 1801 kg de alimentos, representando 29% do total produzido. O desperdício de alimentos da maioria dos dias avaliados (92%) foi classificado como “ruim” ou “muito ruim”. Quando olhamos para todos os parâmetros avaliados pela eco-ineficiência, as classificações também foram “ruim” ou “muito ruim”, indicando elevado impacto em todas as dimensões da sustentabilidade e inadequado uso dos alimentos e demais recursos. Dessa forma, entende-se que as escolas públicas do DF estão eco-ineficientes. Como apontado pela literatura, há intervenções que se mostraram eficientes para a redução do desperdício de alimentos em outros serviços de alimentação, devendo também serem aplicadas nas escolas para uma utilização mais sustentável dos recursos disponíveis. Ademais, dever ser consideradas mudanças comportamentais no tratamento do resíduo produzido, como a separação do lixo orgânico e inorgânico, realizado em algumas escolas avaliadas, mas ainda de forma minoritária.pt_BR
dc.description.sponsorshipFundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAPDF).pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleImpactos ambientais, sociais e econômicos do desperdício de alimentos em escolas públicas do Distrito Federalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordAlimentação escolarpt_BR
dc.subject.keywordDesperdício de alimentospt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento sustentável - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordDistrito Federal (Brasil) - escolas públicaspt_BR
dc.subject.keywordServiços de alimentaçãopt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The aim of this study was to investigate the social, economic, and environmental impacts of food waste in the public education network of the Federal District (DF). Additionally, we sought to identify which of these three dimensions of sustainability has been most affected as a consequence of the improper use of food and other resources necessary for meal preparation. Employing a qualitative-quantitative approach, we conducted a direct weighing analysis of the waste generated over 130 days of meal preparation and distribution across 13 schools, with all collections occurring exclusively during the morning shift. In total, 1801 kg of food were wasted, representing 29% of the total production. The food waste on the majority of evaluated days (92%) was classified as "poor" or "very poor." When assessing all parameters using the eco-inefficiency framework, the classifications were consistently "poor" or "very poor," indicating a significant impact across all dimensions of sustainability and improper utilization of food and other resources. Consequently, it is understood that public schools in the Federal District exhibit eco-inefficiency. As indicated by the literature, there are interventions proven to be effective in reducing food waste in other food service settings, and these should be applied in schools for a more sustainable use of available resources. Furthermore, behavioral changes in waste management, such as the separation of organic and inorganic waste, need to be considered. While some evaluated schools have implemented such practices, they remain in the minority.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Nutrição Humanapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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