Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Lima, Igor dos Santos | - |
dc.contributor.author | Beltrão, Mariana Modesto Prates | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-07T13:27:40Z | - |
dc.date.available | 2025-05-07T13:27:40Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-07 | - |
dc.date.submitted | 2025-01-30 | - |
dc.identifier.citation | BELTRÃO, Mariana Modesto Prates. Sequência didática usando metodologias ativas para aprimorar a aprendizagem em equações polinomiais do 2º grau. 2025. 100 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52183 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | Equações polinomiais do 2º grau possuem aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento, assim dominar as diferentes técnicas de resolução e de modelagem destas equações
é fundamental para solucionar os mais variados tipos de problemas. Os resultados de
Matemática para o 9º ano do Ensino Fundamental obtidos no Sistema de Avaliação da
Educação Básica em 2021 indicam que a maioria dos estudantes brasileiros estão concentrados em níveis mais baixos de proficiência, não tendo portanto o domínio das habilidades
básicas a serem alcançadas ao final do Ensino Fundamental. Esses resultados sugerem que
os estudantes enfrentam dificuldades em habilidades presentes em níveis mais elevados de
proficiência, como é o caso da resolução de problemas envolvendo equação polinomial do
2º grau. O objetivo geral deste trabalho foi propor o desenvolvimento de uma sequência
didática usando metodologias ativas - Método Trezentos e Aprendizagem Baseada em Jogos - para aprimorar o aprendizado em equações polinomiais do 2º grau. A finalidade da
sequência didática criada não é ensinar o conteúdo didático, mas capacitar os estudantes
a dominarem as habilidades necessárias para a aprendizagem por meio de uma estratégia
educacional estruturada em atividades sequenciais e articuladas, que incentivem a participação ativa dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem, com o apoio do uso de
tecnologias educacionais. O uso de metodologias ativas e a construção de uma sequência
didática são práticas complementares que, quando integradas, potencializam o processo
de ensino-aprendizagem. Diversificar a experiência educacional é fundamental para que
os estudantes desenvolvam suas habilidades, tornando-os mais preparados para enfrentar
as mudanças e demandas do mundo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Sequência didática usando metodologias ativas para aprimorar a aprendizagem em equações polinomiais do 2º grau | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologia ativa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Matemática (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos didáticos digitais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sequência didática | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Quadratic polynomial equations have applicability in various areas of knowledge, so mastering the different techniques for solving and modeling these equations is essential for
solving a wide range of problems. The results of Mathematics for the 8th grade of Middle School obtained in the Basic Education Evaluation System in 2021 indicate that the
majority of Brazilian students are concentrated at lower proficiency levels, and therefore
do not master the basic skills to be achieved by the end of Middle School. These results
suggest that students face difficulties in skills present at higher proficiency levels, such as
solving problems involving quadratic polynomial equations. The general objective of this
work was to propose the development of a didactic sequence using active methodologies
- the Trezentos Method and Game-Based Learning - to enhance learning in quadratic
polynomial equations. The purpose of the created didactic sequence is not to teach the
content itself, but to enable students to master the skills necessary for learning through
an educational strategy structured in sequential and interconnected activities, which encourage students active participation in the teaching-learning process, supported by the
use of educational technologies. The use of active methodologies and the construction
of a didactic sequence are complementary practices that, when integrated, enhance the
teaching-learning process. Diversifying the educational experience is crucial for students
to develop their skills, making them better prepared to face the changes and demands of
the world. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Exatas (IE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Matemática (IE MAT) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|