Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52180
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_RodrigoDamacenoDosSantos_DISSERT.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Robótica educacional e competições : desenvolvendo habilidades matemáticas através da tecnologia
Autor(es): Santos, Rodrigo Damaceno dos
Orientador(es): Riveros, Carlos Maber Carrión
Assunto: Matemática (Ensino médio)
Disciplinas eletivas
Itinerários formativos
Robótica educacional
Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Data de publicação: 7-Mai-2025
Referência: SANTOS, Rodrigo Damaceno dos. Robótica educacional e competições: desenvolvendo habilidades matemáticas através da tecnologia. 2024. 45 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este trabalho apresenta um itinerário formativo detalhado para o Ensino Médio, que integra a robótica educacional de forma estruturada ao currículo escolar. Será discutida a implementação desse itinerário formativo, abrangendo desde a escolha do kit de robótica mais adequado para o público-alvo até a elaboração de desafios e projetos para competições e torneios. O objetivo é explorar a aplicação prática da robótica como ferramenta de ensino-aprendizagem, focando na participação em competições e torneios que servem como catalisadores para o engajamento e o aprofundamento do conhecimento matemático entre os alunos. Além disso, será desenvolvido um curso de formação para professores, essencial para capacitar educadores a utilizar eficazmente a robótica educacional, preparandoos para guiar seus alunos através de competições nacionais como a Olimpíada Brasileira de Robótica.
Abstract: This work presents a detailed educational itinerary for High School that integrates educational robotics in a structured way into the school curriculum. The implementation of this educational itinerary will be discussed, ranging from the selection of the most suitable robotics kit for the target audience to the development of challenges and projects for competitions and tournaments. The objective is to explore the practical application of robotics as a teaching-learning tool, focusing on participation in competitions and tournaments that serve as catalysts for engagement and deepening mathematical knowledge among students. Additionally, a training course for teachers will be developed, essential for empowering educators to effectively use educational robotics, preparing them to guide their students through national competitions such as the Brazilian Robotics Olympiad.
Unidade Acadêmica: Instituto de Ciências Exatas (IE)
Departamento de Matemática (IE MAT)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional, Mestrado Profissional
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.