Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Silva, Edilene Américo | - |
dc.contributor.author | Lima, Naiara Monção de | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-05T11:50:23Z | - |
dc.date.available | 2025-05-05T11:50:23Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-05 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-03 | - |
dc.identifier.citation | LIMA, Naiara Monção de. Geoleitura dos Becos da Memória: literatura brasileira contemporânea e os conceitos geográficos nas aulas do ensino médio da rede pública. 2025. 74 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52141 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pesquisa busca relacionar a literatura brasileira contemporânea e as aulas de
Geografia para o Ensino Médio. A escolha da temática nasceu da inquietação
gerada durante a prática docente com relação às dificuldades de leitura e
interpretação de texto dos estudantes desta etapa. A importância do tema e a
justificativa para a sua escolha estão na centralidade que as capacidades de
interpretação e compreensão ocupam na cognição do ser humano, bem como no
potencial da literatura para contribuir com esse desenvolvimento. Portanto, o objetivo
é analisar a contribuição de uma obra da literatura brasileira contemporânea para o
ensino dos conteúdos de Geografia nas aulas do 1º ano do Ensino Médio. A obra
escolhida foi "Becos da Memória", da escritora mineira Maria da Conceição Evaristo,
e o foco da análise é no conceito geográfico de Lugar e em como ele aparece na
narrativa. Será também traçado um paralelo com as habilidades e competências do
currículo escolar. O trabalho parte da perspectiva do ensino, e seu objeto final é uma
unidade curricular eletiva, ferramenta de auxílio para construção da mediação no
cotidiano em sala de aula. A pesquisa foi aplicada em uma Unidade Escolar da rede
pública de ensino do Distrito Federal, onde foi feito um diagnóstico das práticas de
leitura dos estudantes. Em seguida, foi ofertada a eletiva para posterior avaliação
das suas potencialidades e fragilidades. A experiência de aplicação permitiu
observar efeitos positivos da experiência de leitura com os estudantes, bem como
consolidar uma ementa aplicável por outros colegas professores. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Geoleitura dos Becos da Memória : literatura brasileira contemporânea e os conceitos geográficos nas aulas do ensino médio da rede pública | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Evaristo, Conceição, 1946- crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) - escolas públicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research explores the intersection of contemporary Brazilian literature and high
school Geography classes, motivated by concerns about students' reading and text
interpretation difficulties. The significance of this study lies in the critical role that
interpretation and understanding skills play in human cognition, and the potential for
literature to enhance these abilities. The aim is to examine how a contemporary
Brazilian literary work can enrich Geography education for first-year high school
students. The selected book is "Becos da Memória" by Maria da Conceição Evaristo,
with a focus on the geographical concept of "Place" as depicted in the narrative. The
study also aligns the literary analysis with the skills and competencies outlined in the
school curriculum. The research is conducted from a teaching perspective, aiming to
develop an elective curricular unit that facilitates classroom mediation. It took place in
a public school in the Federal District and employs a methodological approach
involving a diagnosis of students' reading habits. Following this, the elective course
was implemented to evaluate its effectiveness. This experience allowed the
observation of positive effects on the participants’ reading ability, and also helped to
create a curriculum that can be adopted by other educators. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Ciências Humanas (ICH) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Geografia (ICH GEA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Geografia em Rede Nacional, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|