Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Feres Neto, Alfredo | - |
dc.contributor.author | Lacerda, Rejane Kelly de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T14:51:36Z | - |
dc.date.available | 2025-04-24T14:51:36Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-24 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-28 | - |
dc.identifier.citation | LACERDA, Rejane Kelly de. Educação física escolar e jogo de trilha griô: cartografando uma possibilidade de prática pedagógica afrocentrada com estudantes do ensino médio. 2024. 132 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52096 | - |
dc.description | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O caminho histórico da Educação Física escolar/EFE no Brasil percorreu por ideologias
higienistas, eugenistas, tecnicistas e militaristas, absorvendo os interesses de uma
sociedade influenciada pelo pensamento europeu sobre o corpo e o movimento. Esse
movimento eurocentrado proporciona uma ausência de discussão das relações étnicoraciais na EFE, especialmente em relação às culturas negra e indígena. No processo de
autoatualização de minha prática pedagógica, identifico a invisibilidade das questões
étnico-raciais na minha ação de forma intencionalizada e politicamente engajada com a Lei
10.369/2003 e, concomitante, a revelação da necessidade de efetivar e afirmar uma prática
pedagógica afrocentrada, sendo uma professora negra. Encontro no processo de
autoatualização de minha prática o Ipeartes, a Pedagogia Griô - o Jogo de Trilha de Griô -
e a Educação Física Cultural que me afetaram, encantaram e potencializaram o desejo de
reterritorializar minha prática pedagógica para uma perspectiva afrocentrada. Sendo assim,
essa pesquisa tem como objetivo identificar os efeitos do Jogo de Trilha Griô na afirmação
e efetivação de uma prática pedagógica afrocentrada na Educação Física no Ensino Médio.
O Jogo de Trilha Griô - num cruzo com Currículo Cultural – foi construído com estudantes
do Ensino Médio do Educandário Humberto de Campos/EHC, escola na zona rural no
município de Alto Paraíso de Goiás. O método de pesquisa adotado foi a cartografia, um
método de pesquisa-intervenção. Cartografar é acompanhar processos, traçar linhas e
fazer conexões que se encontram, constroem e reinventam. Cartografar é trilhar sobre
encontros. Na cartografia é possível percorrer por diferentes ferramentas metodológicas e
foi utilizada como instrumento de produção de dados o diário de campo. No movimento de
transfluir, confluir e transfluir, a pesquisa revelou seus múltiplos sentidos possíveis ficando
a certeza do caminho a trilhar no processo de letramento racial, a necessidade de ações
pedagógicas que reorganize a representação da Educação Física escolar, a potência do
Jogo de Trilha Griô em movimentar os valores civilizatórios afrodescendentes e o
comprometimento com a criação de espaços pedagógicos que promovam diálogo aberto,
afetivo e afrocentrado. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Educação física escolar e jogo de trilha griô : cartografando uma possibilidade de prática pedagógica afrocentrada com estudantes do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cartografia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The historical path of school Physical Education in Brazil runs through hygienists, eugenists,
technicalists and militarists ideologies, absorbing the interests of a society that is influenced
by European thought about the body and the movement. This eurocentric movement
provides an absence of discussion of etnico-racial relations in the school Physical
Education, specially in relation to the indigenous and black cultures. In the self-assessment
process of my pedagogical practice, I identify the invisibility of the etnico-racial questions in
my action in an intentional and political way engaged with the Law 10.369/2003 and,
concomitant, the revelation of the need to implement and affirm an afrocentric pedagogical
practice, being a black teacher. I find in the self-assessment process of my practice the
Ipeartes, the Griô Pedagogy - the Griô Trail Game - and the Cultural Physical Education
that affected me, enchanted and enhanced the desire of reteritorialize my pedagogical
practice to an afrocentric perspective. Therefore, this research has as objective to identify
the effects of the Griô Trail Game in the affirmation and implementation of an afrocentered
pedagogical practice in the Physical Education at High School. The Griô Trail Game - in a
cross with the Cultural Curriculum - was build with the students of High School of
Educandário Humberto de Campos, a school at the rural area in Alto Paraíso de Goiás
municipality. The research method adopted was the cartography, a research-intervention
method. To cartograph is to accompany processes, to trace lines and make connections
that are found, build and reinvent. To cartograph is to trail above meetings. In cartography it
is possible to run through different methodological tools and was used as an instrument of
data production in the field diary. In the movement of transflow, converge and transflow, the
research revealed its multiples possible senses being the certainty of the way to trail in the
process of racial letrament, the need of pedagogical actions that reorganize the
representation of school Physical Education, the power of Griô Trail Game in moving the
afro descendants civilizing values, and the commitment with the creation of pedagogical
spaces that provides open, affective and afro centered dialogue. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação Física (FEF) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|