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Título : Espelho no papel : o cultivo do olhar humano de si através de sistemas manuais de informação pessoal
Autor : Silva, Naira Almeida da
Orientador(es):: Oliveira, Ana Mansur de
Assunto:: Autopercepção
Design da informação
Reflexão
Fecha de publicación : 16-abr-2025
Citación : SILVA, Naira Almeida da. Espelho no papel: o cultivo do olhar humano de si através de sistemas manuais de informação pessoal. 2025. 95 f. Dissertação (Mestrado em Design) — Universidade de Brasília, Brasília, 2025.
Resumen : Lidar com as informações do cotidiano e seus impactos em nós é uma questão cada vez mais latente no contexto moderno de superinformação e aceleração. Assim, surge a necessidade de criar soluções, recursos e tecnologias que permitam mediar as tensões entre o contexto externo e as aspirações e necessidades pessoais. O método Bullet Journal pode ser apontado como uma ferramenta que contribui nesse sentido, sendo um artefato cognitivo que ajuda a sistematizar e operacionalizar as informações pessoais, propondo formas de visualização e interação. Dessa forma, é possível desenvolver novas formas de relação com a informação pessoal, o que contribui para desenvolver novas formas de relação consigo mesmo. Esta pesquisa investiga de que forma sistemas manuais de informação pessoal podem contribuir para o cultivo de um olhar mais humano de si a partir do Design da Informação. Entendemos que essa perspectiva pode ser cultivada a partir dos conceitos de tornar-se si mesmo, autocompaixão, mindfulness e agência. A partir da análise do método Bullet Journal, para explorar uma visão geral deste contexto de criação e uso do Design da Informação por não profissionais em sistemas manuais de informação pessoal. Também é discutido o Design da Informação como mediador do olhar para si. Nesta pesquisa exploratória e teórica, discutem-se as possíveis contribuições de conhecimentos do Design da Informação para o processo de criação desses sistemas; para a reflexão sobre si através dos dados da vida cotidiana; para possibilitar o desenvolvimento de processos e práticas que ajudam a desenvolver competências como o olhar para si, a autocompreensão, a autoexpressão, a ação sobre si e a ação no mundo; e para a construção de um contexto que auxilia a presença, a reflexão e o autodirecionamento.
Abstract: Dealing with everyday information and its impacts on us is an increasingly pressing issue in the modern context of information overload and acceleration. Thus, the need arises to create solutions, resources, and technologies that can mediate the tensions between the external context and personal aspirations and needs. The Bullet Journal method can be identified as a tool that contributes in this regard, as a cognitive artifact that helps systematize and operationalize personal information, proposing ways of visualization and interaction. In this way, it is possible to develop new ways of relating with personal information, which contributes to developing new ways of relating to oneself. This research seeks to investigate how manual personal information systems can contribute to cultivating a more human perspective of oneself through Information Design. We understand how this perspective can be cultivated based on the concepts of self-actualization, self-compassion, mindfulness, and agency. Through the analysis of the Bullet Journal method, we explore an overview of this context in which Information Design is created and used by non-professionals in manual personal information systems. Information Design is also discussed as a self-reflection mediator. In this exploratory and theoretical research, we discuss the potential contributions of Information Design knowledge to the process of creating these systems; to self-reflection through everyday life data; to enabling the development of processes and practices that help cultivate competencies such as self-awareness, self-understanding, self-expression, self-action, and action in the world; and to the construction of a context that fosters presence, reflection, and self-direction.
metadata.dc.description.unidade: Instituto de Artes (IdA)
Departamento de Design (IdA DIN)
Descripción : Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Design, Programa de Pós-Graduação em Design, 2025.
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Design
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Agência financiadora: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Aparece en las colecciones: Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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