http://repositorio.unb.br/handle/10482/52053
Fichier | Description | Taille | Format | |
---|---|---|---|---|
2024_MarcosViniciusSilvaMagalhaes_TESE.pdf | 8,88 MB | Adobe PDF | Voir/Ouvrir |
Titre: | Um olhar para as paredes : a cultura das exposições de arte escolar nas itinerâncias entre o Distrito Federal e o Noroeste Mineiro |
Auteur(s): | Magalhães, Marcos Vinícius Silva |
Orientador(es):: | Silva, Cayo Vinícius Honorato da |
Assunto:: | Arte e educação Artes visuais - ensino fundamental Distrito Federal (Brasil) Unaí (MG) Pedagogia cultural |
Date de publication: | 16-avr-2025 |
Data de defesa:: | 20-déc-2024 |
Référence bibliographique: | MAGALHÃES, Marcos Vinícius Silva. Um olhar para as paredes: a cultura das exposições de arte escolar nas itinerâncias entre o Distrito Federal e o Noroeste Mineiro. 2024. 286 f., il. Tese (Doutorado em Artes Visuais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. |
Résumé: | A presente pesquisa esteve inserida no campo da Educação em Artes Visuais, compreendendo as exposições de arte escolar como objeto de estudo. Em vista de uma perspectiva exploratória, junto à etnografia e à pesquisa-ação, buscou-se investigar duas realidades de ensino em períodos dos anos de 2023 e 2024. Desse modo, ao considerar as especificidades dos anos iniciais do Ensino Fundamental I de uma escola pública do Distrito Federal e também de uma escola privada do município de Unaí, no Noroeste Mineiro, objetivou-se perseguir o rastro das exposições escolares, de modo a identificar e investigar suas formas de organização no interior da cultura da escola. Nessa perspectiva, as exposições de arte escolar foram estudadas ao observar conceitos que permeiam a Arte Infantil, mobilizando os aspectos históricos da produção artística da criança em vista da sua relação com o ambiente escolar. No fluxo desses apontamentos, considerou-se a compreensão dessas práticas e narrativas a partir do conceito de Pedagogias Culturais, buscando apontar possibilidades e diálogos junto ao pensamento criativo e crítico freireano. Semelhantemente, enquanto meio pedagógico, a prática de apresentação dos trabalhos escolares foi tensionada numa relação com as Exposições Universais do século XIX as quais incidem sobre as ações educativas e nos métodos do trabalho docente. Assim, ao olhar para o reflexo das mudanças sociais e industriais na sociedade brasileira, principalmente a partir das primeiras décadas do século XX, pôde-se compreender o modo como o trabalho artístico desenvolvido por crianças foi sendo concebido. Sob a luz de uma política de afirmação das artes e, na preocupação em fortalecer a identidade nacional, verificou-se que a organização dessas exposições foram uma importante estratégia didática, transitando ora pelas evidências das inovações dos métodos do ensino no desenho, ora pela livre expressão do pensamento modernista e ora pela mobilização de uma nova organização para a educação em arte. Ao olhar para a escola do século XXI, a pergunta de pesquisa se firmou diante dos modos de desenvolvimento e organização dessas mostras e como elas fortalecem (ou não) a autoria dos/as estudantes e de suas respectivas comunidades. Os dados produzidos pela pesquisa de campo apontaram para processos significativos de aprendizagem no âmbito das culturas locais, as quais se relacionaram com o desenvolvimento das práticas expositivas. Buscou-se, por conseguinte, apontar reflexões para uma nova leitura das mostras de arte escolar inseridas especificamente nas dependências da escola, no sentido de considerar o protagonismo da criança na cena social, pedagógica e artística contemporânea. |
Abstract: | This research was part of the field of Visual Arts Education, understanding school art exhibitions as the object of study. In view of an exploratory perspective, together with ethnography and action research, we sought to investigate two Brazilian teaching realities in periods of the years 2023 and 2024. Thus, when considering the specificities of the initial years of Elementary School I of a public school in Brasília and also of a private school in the municipality of Unaí, in the Northwest of Minas Gerais, the objective was to follow the trail of school exhibitions, in order to identify and investigate their forms of organization within the school culture. From this perspective, school art exhibitions were studied by observing concepts that permeate Children's Art, mobilizing the historical aspects of children's artistic production in view of their relationship with the school environment. In the flow of these notes, the understanding of these practices and narratives was considered from the concept of Cultural Pedagogies, seeking to point out possibilities and dialogues with Paulo Freire's creative and critical thinking. Similarly, as a pedagogical tool, the practice of presenting school work was subject to tension in relation to the Universal Exhibitions of the 19th century, which influenced educational activities and teaching methods. Thus, by looking at the reflection of social and industrial changes in Brazilian society, especially from the first decades of the 20th century onwards, it was possible to understand how the artistic work developed by children was conceived. In the light of a policy of affirmation of the arts and in the concern to strengthen national identity, it was found that the organization of these exhibitions was an important didactic strategy, sometimes moving through evidence of innovations in teaching methods in drawing, sometimes through the free expression of modernist thought and sometimes through the mobilization of a new organization for art education. When looking at the school of the 21st century, the research question was established in relation to the ways in which these exhibitions were developed and organized and how they strengthen (or not) the authorship of students and their respective communities. The data produced by the field research pointed to significant learning processes within the scope of local cultures, which were related to the development of exhibition practices. Therefore, we sought to point out reflections for a new reading of school art exhibitions specifically inserted in the school premises, in the sense of considering the protagonism of children in the social, pedagogical and contemporary artistic scene. |
Resumen: | Esta investigación se enmarca en el campo de la Educación en Artes Visuales, teniendo como objeto de estudio las exposiciones de arte escolar. Desde una perspectiva exploratoria, junto con la etnografía y la investigación-acción, buscamos investigar dos realidades brasileñas de enseñanza en los años 2023 y 2024. Así, al considerar las especificidades de los años iniciales de la Enseñanza Fundamental I de una escuela pública de Brasília y también de una escuela privada del municipio de Unaí, en el Noroeste de Minas Gerais, el objetivo fue seguir el rastro de las exposiciones escolares, con el fin de identificar e investigar sus formas de organización dentro de la cultura escolar. Desde esta perspectiva, se estudiaron las exposiciones de arte escolar observando conceptos que permean el Arte Infantil, movilizando los aspectos históricos de la producción artística infantil en vista de su relación con el entorno escolar. En el flujo de estas notas se consideró la comprensión de estas prácticas y narrativas a partir del concepto de Pedagogías Culturales, buscando señalar posibilidades y diálogos junto al pensamiento creativo y crítico de Paulo Freire. De igual modo, como medio pedagógico, la práctica de presentar trabajos escolares se vio forzada a raíz de las Exposiciones Universales del siglo XIX, lo que afectó las acciones educativas y los métodos de enseñanza. Así, al observar el reflejo de los cambios sociales e industriales en la sociedad brasileña, especialmente a partir de las primeras décadas del siglo XX, fue posible comprender cómo se concebía el trabajo artístico desarrollado por los niños. A la luz de una política de afirmación de las artes y, en la preocupación por fortalecer la identidad nacional, se encontró que la organización de estas exposiciones era una estrategia didáctica importante, pasando ora por la evidencia de innovaciones en los métodos de enseñanza del dibujo, ora por la libre expresión del pensamiento modernista y ora por la movilización de una nueva organización para la educación artística. Al mirar la escuela del siglo XXI, la pregunta de investigación se estableció a la luz de las formas en que se desarrollan y organizan estas exposiciones y cómo fortalecen (o no) la autoría de los estudiantes y sus respectivas comunidades. Los datos producidos por la investigación de campo apuntaron a procesos de aprendizaje significativos dentro de las culturas locales, relacionados con el desarrollo de prácticas expositivas. Por ello, buscamos señalar reflexiones para una nueva lectura de las exposiciones de arte escolar insertas específicamente en espacios escolares, a fin de considerar el protagonismo de los niños en la escena social, pedagógica y artística contemporánea. |
metadata.dc.description.unidade: | Instituto de Artes (IdA) Departamento de Artes Visuais (IdA VIS) |
Description: | Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Programa de Pós- Graduação em Artes Visuais, Brasília, 2024. |
metadata.dc.description.ppg: | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais |
Licença:: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado |
Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.