Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Silva, Ana Tereza Reis da | - |
dc.contributor.author | Almeida, Cássia Elen Nunes de | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-10T18:34:12Z | - |
dc.date.available | 2025-04-10T18:34:12Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2024-12-16 | - |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Cássia Elen Nunes de. Como as infâncias pensam, representam e territorializam a escola: reflexões a partir das narrativas de crianças de uma escola do campo de Brazlândia/DF. 2024. 122 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52043 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa tem por objetivo compreender como as crianças que frequentam a Escola Classe
do Campo, localizada em Brazlândia, no Distrito Federal (DF), expressam seus pensamentos e
percepções sobre a instituição escolar. Com a intenção de alcançar o que propõe o objetivo
geral, este trabalho tem três objetivos específicos: 1) investigar as relações que as crianças
possuem com o espaço escolar e compreender como essas crianças se sentem acolhidas e
representadas na escola; 2) analisar como essas relações influenciam a concepção das crianças
sobre o espaço escolar; 3) divulgar amplamente, por meio da escrita de cartas, os saberes da
criança camponesa sobre a instituição escolar utilizando a abordagem da Sociopoética.
Fundamentada na abordagem decolonial, a metodologia utilizada é a Sociopoética de Jacques
Gauthier (2012), que se constitui como um método de pesquisa cooperativa e coletiva. A
pesquisa contou com a participação de 24 crianças camponesas, todas estudantes do 4º ano do
Ensino Fundamental de uma Escola Classe localizada na área rural de Brazlândia/DF. A
pesquisa buscou descolonizar saberes e ampliar as vozes infantis, frequentemente silenciadas.
Também contribui para valorizar e conferir visibilidade ao protagonismo das crianças no
ambiente escolar, enquanto sujeitos ativos que constroem suas próprias percepções e leituras
de mundo (Lopes, 2006; Noguera, 2019). A partir desse protagonismo epistêmico, as crianças
oferecem valiosas perspectivas para o desenvolvimento de análises sobre a escola como uma
territorialidade central das infâncias, onde se processam parte importante das suas experiências
e vivências educativas. Em seus relatos, demonstraram consciência das desigualdades sociais e
da necessidade de lutar por seus direitos, o que dialoga com a proposta de Freire (1970) de uma
educação libertadora e conscientizadora. Conclui-se que a escola, para as crianças camponesas,
assume um papel crucial na construção da identidade e no desenvolvimento de uma consciência
crítica em relação à sua realidade, reforçando a necessidade de uma educação contextualizada
que valorize seus saberes e as empodere para transformar suas vidas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Como as infâncias pensam, representam e territorializam a escola : reflexões a partir das narrativas de crianças de uma escola do campo de Brazlândia/DF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description2 | Dissertação (mestrado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação do campo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brazlândia (DF) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Decolonialidade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Escola | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to understand how children attending the Rural Class School, located in
Brazlândia, Distrito Federal (DF), express their thoughts and perceptions about the school
institution. In order to achieve the general objective, this work has three specific objectives: 1)
To investigate the relationships that children have with the school space and to understand how
they feel welcomed and represented at school. 2) To analyze how these relationships influence
children's conception of the school space. 3) To widely disseminate, through the writing of
letters, the knowledge of the rural child about the school institution using the Sociopoetic
approach. Based on the decolonial approach, the methodology used is the Sociopoetics of
Jacques Gauthier (2012), constituting a cooperative and collective research method. The
research involved 24 rural children, all 4th-grade students of a Rural Class School located in
the rural area of Brazlândia/DF. The research sought to decolonize knowledge and amplify
children's voices, often silenced. It also contributes to valuing and giving visibility to children's
protagonism in the school environment, as active subjects who construct their own perceptions
and readings of the world (Lopes, 2006, Noguera, 2019). From this epistemic protagonism,
children offer valuable perspectives for the development of analyzes on the school as a central
territory of childhood, where a significant part of their educational experiences and experiences
are processed. In their accounts, they demonstrated awareness of social inequalities and the
need to fight for their rights, which dialogues with Freire's (1970) proposal for a liberating and
conscientizing education. It is concluded that the school, for rural children, plays a crucial role
in the construction of identity and in the development of a critical consciousness in relation to
their reality, reinforcing the need for a contextualized education that values their knowledge
and empowers them to transform their lives. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Esta investigación tiene como objetivo comprender cómo los niños que asisten a la Escuela
Clase del Campo, ubicada en Brazlândia, Distrito Federal (DF), expresan sus pensamientos y
percepciones sobre la institución escolar. Con el fin de alcanzar el objetivo general, este trabajo
tiene tres objetivos específicos: 1) Investigar las relaciones que los niños tienen con el espacio
escolar y comprender cómo se sienten acogidos y representados en la escuela. 2) Analizar cómo
estas relaciones influyen en la concepción de los niños sobre el espacio escolar. 3) Divulgar
ampliamente, a través de la escritura de cartas, los saberes del niño campesino sobre la
institución escolar utilizando el enfoque de la Sociopoética. Fundamentada en el enfoque
decolonial, la metodología utilizada es la Sociopoética de Jacques Gauthier (2012),
constituyéndose como un método de investigación cooperativa y colectiva. La investigación
contó con la participación de 24 niños campesinos, todos estudiantes del 4º año de la Educación
Básica de una Escuela Clase ubicada en el área rural de Brazlândia/DF. La investigación buscó
descolonizar saberes y ampliar las voces infantiles, frecuentemente silenciadas. Asimismo,
contribuye a valorar y conferir visibilidad al protagonismo de los niños en el ambiente escolar,
como sujetos activos que construyen sus propias percepciones y lecturas del mundo (Lopes,
2006, Noguera, 2019). A partir de este protagonismo epistémico, los niños ofrecen valiosas
perspectivas para el desarrollo de análisis sobre la escuela como un territorio central de las
infancias, donde se procesan parte importante de sus experiencias y vivencias educativas. En
sus relatos, demostraron conciencia de las desigualdades sociales y de la necesidad de luchar
por sus derechos, lo que dialoga con la propuesta de Freire (1970) de una educación liberadora
y concientizadora. Se concluye que la escuela, para los niños campesinos, asume un papel
crucial en la construcción de la identidad y en el desarrollo de una conciencia crítica en relación
a su realidad, reforzando la necesidad de una educación contextualizada que valore sus saberes
y los empodere para transformar sus vidas. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|