Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/52034
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024_NilvaniaCardosoAlmeida_TESE.pdf1,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A prática pedagógica na constituição das identidades profissionais docentes : percepções dos(as) professores(as) de anos iniciais das Coordenações Regionais de Sobradinho e de Planaltina no Distrito Federal
Outros títulos: The pedagogical practice in the constitution of teachers' professional identities : perceptions of primary school teachers from the Regional Coordinations of Sobradinho and Planaltina in the Federal District
La pratique pédagogique dans la constitution des identités professionnelles enseignantes : perceptions des enseignants(es) des premières années des Coordinations Régionales de Sobradinho et de Planaltina dans le District Fédéral
Autor(es): Almeida, Nilvânia Cardoso
Orientador(es): Machado, Liliane Campos
Assunto: Educação básica
Prática pedagógica
Docentes
Sobradinho (DF)
Planaltina (DF)
Data de publicação: 10-Abr-2025
Referência: ALMEIDA, Nilvânia Cardoso. A prática pedagógica na constituição das identidades profissionais docentes: percepções dos(as) professores(as) de anos iniciais das Coordenações Regionais de Sobradinho e de Planaltina no Distrito Federal. 2024. 198 f., il. Tese (Doutorado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Resumo: Este estudo integra a linha de pesquisa Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA) da FE/UnB e faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa: Formação, Currículo, Tecnologias e Inovação – GEPFOCTI. A pesquisa investiga a prática pedagógica na constituição das identidades profissionais docentes a partir das percepções dos(as) professores(as) de anos iniciais das Coordenações Regionais de Ensino (CRE) de Sobradinho e de Planaltina no Distrito Federal, buscando identificar, por meio da materialidade da prática pedagógica, as possíveis influências para a formação identitária docente. O estudo apoia-se em dois eixos teóricos: o primeiro consiste em historicizar as concepções de identidade e identidade profissional docente, analisando como fatores históricos, profissionais, sociais e culturais impactam a constituição da identidade profissional docente ao longo do tempo; o segundo explora a prática pedagógica como dimensão essencial da constituição da identidade profissional, examinando os elementos que atravessam a ação docente e impactam a construção das identidades profissionais. A partir dessa abordagem, a pesquisadora organizou o “estado do conhecimento” para examinar, nas produções acadêmicas da área, analisando aspectos relacionados à identidade, identidade docente e identidade profissional docente de professores(as) dos anos iniciais. A questãoproblema que orienta o estudo é: de que forma as múltiplas determinações presentes na materialidade da prática pedagógica dos(as) professores(as) dos anos iniciais da SEEDF, caracterizadas por elementos e fatores que atravessam a ação docente, implicam na constituição das identidades profissionais desses(as) profissionais? Com base nessa questão, o objetivo geral da pesquisa é analisar como essas múltiplas determinações, identificadas na prática pedagógica, podem influenciar a constituição da identidade profissional docente dos(as) professores(as) dos anos iniciais da SEEDF. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, conforme Creswell (2014), e fundamenta-se nos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético, com base em Húngaro (2014), Kosik (1989) e Netto (2011), articulada à perspectiva Histórico-Crítica. Os instrumentos de pesquisa utilizados incluem análise documental, pesquisa bibliográfica, questionário e entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados por meio das técnicas de análise de conteúdo propostas por Franco (2012) e Bardin (2016), permitindo examinar as características e os aspectos situacionais que, historicamente, influenciam os profissionais da educação dos anos iniciais e participam da constituição de suas identidades profissionais. O referencial teórico inclui autores como Berger e Luckmann (2014), Carvalho (2023), Curado Silva (2011, 2018, 2022), Dubar (2009, 2011, 2020), Gatti (2016, 2019), Hall (2014, 2019), Saviani (2012, 2013, 2019, 2023), Silva (2017, 2019, 2021), entre outros. Os resultados desta tese identificam que a constituição das identidades profissionais dos(as) professores(as) dos anos iniciais da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Sobradinho e Planaltina do Distrito Federal apresenta tanto características gerais da profissão docente quanto particularidades relacionadas ao trabalho desenvolvido. O caráter identitário desses(as) profissionais distinguese pela especificidade de suas atuações, pela forma como exercem e realizam o trabalho docente e pelas particularidades do público atendido. Dado que a identidade é um processo dinâmico e sujeito a transformações contínuas na sociedade, este é um tema que demanda acompanhamento constante, reafirmando a necessidade de pesquisas regulares para compreender suas mudanças e implicações.
Abstract: This study is part of the research line Teaching Profession, Curriculum and Assessment (PDCA) of FE/UNB and is part of the Study and Research Group: Training, Curriculum, Technologies and Innovation – GEPFOCTI. The research investigates the pedagogical practice in the constitution of professional teaching identities based on the perceptions of early-year teachers of the Regional Education Coordination (CRE) of Sobradinho and Planaltina of the Federal District, seeking to identify, through the materiality of pedagogical practice, the possible influences on the formation of teacher identity. The study is based on two theoretical axes: the first consists of historicizing the conceptions of identity and professional teaching identity, analyzing how historical, professional, social and cultural factors impact the constitution of professional teaching identity over time; the second explores pedagogical practice as an essential dimension of the constitution of professional identity, examining the elements that permeate teaching action and impact the construction of professional identities. Based on this approach, the researcher organized the “state of knowledge” to examine, in the academic productions of the area, analyzing aspects related to identity, teaching identity and professional teaching identity of teachers in the initial years. The question-problem that guides the study is: in what way do the multiple determinations present in the materiality of the pedagogical practice of teachers in the initial years of SEEDF, characterized by elements and factors that permeate the teaching action, imply in the constitution of the professional identities of these teachers? Based on this question, the general objective of the research is to analyze how these multiple determinations, identified in pedagogical practice, can influence the constitution of the professional teaching identity of teachers in the initial years of SEEDF. The methodology adopts a qualitative approach, according to Creswell (2014), and is based on the assumptions of Historical-Dialectical Materialism, based on Húngaro (2014), Kosik (1989) and Netto (2011), articulated with the Historical-Critical perspective. The research instruments used include documentary analysis, bibliographic research, questionnaire and semi-structured interview. The data were analyzed using the content analysis techniques proposed by Franco (2012) and Bardin (2016), allowing us to examine the characteristics and situational aspects that historically influence early years education professionals and participate in the constitution of their professional identities. The theoretical framework includes authors such as Berger and Luckmann (2014), Carvalho (2023), Curado Silva (2011, 2018, 2022), Dubar (2009, 2011, 2020), Gatti (2016, 2019), Hall (2014, 2019), Saviani (2012, 2013, 2019, 2023), Silva (2017, 2019, 2021), among others. The results of this thesis identify that the professional identities of early-year teachers at the Regional Education Coordination (CRE) of Sobradinho and Planaltina in the Federal District present both general characteristics of the teaching profession and particularities related to the work performed. The identity character of these teachers is distinguished by the specificity of their performance, by the way they exercise and carry out their teaching work, and by the particularities of the public they serve. Given that identity is a dynamic process and subject to continuous transformations in society, this is a topic that demands constant monitoring, reaffirming the need for regular research to understand its changes and implications.
Résumé: Cette étude s’inscrit dans l’axe de recherche Profession Enseignant, Curriculum et Évaluation (PDCA) de FE/UNB et fait partie du Groupe d’Etude et de Recherche: Formation, Curriculum, Technologies et Innovation – GEPFOCTI. La recherche étudie la pratique pédagogique dans la constitution des identités professionnelles enseignantes à partir des perceptions des enseignants de la petite enfance de la Coordination Pédagogique Régionale (CRE) de Sobradinho et Planaltina du District Fédéral, en cherchant à identifier, à travers la matérialité de la pratique pédagogique, les influences possibles sur la formation de l’identité des enseignants. L'étude s'appuie sur deux axes théoriques : le premier consiste à historiciser les conceptions de l'identité et de l'identité professionnelle de l'enseignement, en analysant comment les facteurs historiques, professionnels, sociaux et culturels impactent la constitution de l'identité professionnelle de l'enseignement au fil du temps ; la seconde explore la pratique pédagogique comme dimension essentielle de la constitution de l’identité professionnelle, en examinant les éléments qui imprègnent l’action enseignante et impactent la construction des identités professionnelles. À partir de cette approche, le chercheur a organisé « l’état des connaissances » pour examiner, dans les productions académiques du domaine, l’analyse des aspects liés à l’identité, à l’identité pédagogique et à l’identité professionnelle enseignante des enseignants des premières années. La question problématique qui guide l'étude est la suivante : comment les multiples déterminations présentes dans la matérialité de la pratique pédagogique des enseignants dans les premières années du SEEDF, caractérisées par des éléments et des facteurs qui imprègnent l'action enseignante, impliquent-elles la constitution d'identités professionnelles de ces enseignants. ? À partir de cette question, l’objectif général de la recherche est d’analyser comment ces multiples déterminations, identifiées dans la pratique pédagogique, peuvent influencer la constitution de l’identité professionnelle enseignante des enseignants dans les premières années du SEEDF. La méthodologie adopte une approche qualitative, selon Creswell (2014), et s'appuie sur les hypothèses du matérialisme historico-dialectique, basées sur Húngaro (2014), Kosik (1989) et Netto (2011), articulées avec la perspective historico-critique. . Les instruments de recherche utilisés comprennent l'analyse documentaire, la recherche bibliographique, le questionnaire et l'entretien semi-structuré. Les données ont été analysées à l’aide des techniques d’analyse de contenu proposées par Franco (2012) et Bardin (2016), permettant d’examiner les caractéristiques et les aspects situationnels qui, historiquement, influencent les professionnels de l’éducation de la petite enfance et participent à la constitution de leurs identités professionnelles. Le cadre théorique inclut des auteurs tels que Berger et Luckmann (2014), Carvalho (2023), Curado Silva (2011, 2018, 2022), Dubar (2009, 2011, 2020), Gatti (2016, 2019), Hall (2014, 2019). ), Saviani (2012, 2013, 2019, 2023), Silva (2017, 2019, 2021), entre autres. Les résultats de cette thèse identifient que la constitution des identités professionnelles des enseignants dans les premières années de la Coordination Régionale de l'Éducation (CRE) de Sobradinho et Planaltina du District Fédéral présente à la fois des caractéristiques générales de la profession enseignante et des particularités liées au travail effectué. dehors. Le caractère identitaire de ces enseignants se distingue par la spécificité de leur performance, la manière dont ils exercent et réalisent leur travail d'enseignement et les particularités du public desservi. Étant donné que l'identité est un processus dynamique et soumis à des transformations continues dans la société, il s'agit d'un sujet qui nécessite une surveillance constante, réaffirmant la nécessité de recherches régulières pour comprendre ses changements et ses implications.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Tese (doutorado) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.