Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Rêgo, Carlos Eugênio da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-08T18:23:37Z | - |
dc.date.available | 2025-04-08T18:23:37Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-02-21 | - |
dc.identifier.citation | RÊGO, Carlos Eugênio da Silva. Os desafios encontrados na formação de professores de português no Distrito Federal. 2024. 200 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52030 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A preocupação da dissertação aqui apresentada é a formação de professores de Português
no Distrito Federal, em tempos de BNCC e BNC-Formação, em contexto de desmonte do
ensino público a pretextos reformistas encampados por políticas neoliberais. Para o
desenvolvimento da pesquisa encampada, o processo utilizado foi a análise documental
(AD). Buscamos concepções de vários estudiosos da área de currículo, concepções essas
que embasam a proposta do documento que nos guia no Distrito Federal, que é o Currículo
em Movimento (CM), concebido e fundamentado a partir de um longo debate público, ao
contrário do processo autocrático e impositivo que resultou na BNCC. O passoseguinte
será a análise dos currículos de Letras da Universidade de Brasília (UnB) e de mais quatro
instituições privadas do Distrito Federal, no sentido de identificar possíveis diálogos entre
estes e o Currículo em Movimento. Um ponto fundamental para levermos adiante a
pesquisa é o seu ineditismo, como registrado no estado do conhecimento. Selecionamos
25 (vinte e cinco) trabalhos voltados para essa preocupação com a formação do
profissional de Letras no novo milênio, uma formação imbuída de uma série de
preocupações, entretanto, nenhuma pesquisa direcionou essa formação ao Distrito
Federal, este pequeno microcosmo habitado por gente de todas as partes, formações,
culturas, sotaques, individualidades, aspectos idissincráticos, entre outros. É essa
multiplicidade que resiste à base comum esvaziadora de identidades e de conteúdos
diversos e significativos. Eis a nossa pauta. Além do ineditismo da proposta, enxergamos
a importância da formação docente de modo crítico e emancipador. É o que buscamos e
propomos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Os desafios encontrados na formação de professores de português no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject.keyword | Universidades e faculdades - currículos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The concern of the dissertation presented here is the training of Portuguese teachers in
the Federal District, in times of BNCC and BNC-Formação, in a context of dismantling
of public education under reformist pretexts taken over by neoliberal policies. For the
development of the embedded research, the process used was document analysis (DA).
We sought conceptions from several scholars in the curriculum area, conceptions that
support the proposal of the document that guides us in the Federal District, which is the
Curriculum in Movement (CM), conceived and based on a long public debate, unlike the
process autocratic and imposing that resulted in the BNCC. The next step will be the
analysis of the Literature curricula of the University of Brasília (UnB) and four other
private institutions in the Federal District, in order to identify possible dialogues between
them and the Curriculum in Movement. A fundamental point for us to move forward with
the research is its originality, as recorded in the state of knowledge. We selected 25
(twenty-five) works focused on this concern with the training of Literature professionals
in the new millennium, a training imbued with a series of concerns, however, no research
directed this training to the Federal District, this small microcosm inhabited by people of
all parts, backgrounds, cultures, accents, individualities, idisyncratic aspects, among
others. It is this multiplicity that resists the common base that empties diverse and
significant identities and contents. Here's our agenda. In addition to the novelty of the
proposal, we see the importance of teacher training in a critical and emancipatory way.
This is what we seek and propose. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | La preocupación de la disertación aquí presentada es la formación de docentes
portugueses en el Distrito Federal, en tiempos del BNCC y del BNC-Formação, en un
contexto de desmantelamiento de la educación pública bajo pretextos reformistas
asumidos por políticas neoliberales. Para el desarrollo de la investigación integrada, el
proceso utilizado fue el análisis documental (DA). Se buscaron concepciones de varios
estudiosos del área curricular, concepciones que sustenten la propuesta del documento
que nos orienta en el Distrito Federal, que es el Currículo en Movimiento (CM),concebido
y fundamentado en un largo debate público, a diferencia del proceso autocrático. e
imposición que dio lugar al BNCC. El próximo paso será el análisis de loscurrículos de
Literatura de la Universidad de Brasilia (UnB) y de otras cuatro institucionesprivadas del
Distrito Federal, con el fin de identificar posibles diálogos entre ellos y el Currículo en
Movimiento. Un punto fundamental para que podamos avanzar con la investigación es su
originalidad, tal como consta en el estado del conocimiento. Seleccionamos 25
(veinticinco) trabajos centrados en esta preocupación por la formaciónde profesionales de
la Literatura en el nuevo milenio, una formación imbuida de una seriede inquietudes, sin
embargo, ninguna investigación dirigió esta formación al Distrito Federal, este pequeño
microcosmos habitado por personas de todas partes, procedencias, culturas, acentos,
individualidades, aspectos idisincrásicos, entre otros. Es estamultiplicidad la que resiste
la base común que vacía identidades y contenidos diversos ysignificativos. Aquí está
nuestra agenda. Además de la novedad de la propuesta, vemos la importancia de la
formación docente de manera crítica y emancipadora. Esto es lo que buscamos y
proponemos. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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