Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
dc.contributor.advisor | Rengifo-Herrera, Francisco José | - |
dc.contributor.author | Sarmanho, Joanna D’arc Lima da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-08T17:27:13Z | - |
dc.date.available | 2025-04-08T17:27:13Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
dc.date.submitted | 2024-03-25 | - |
dc.identifier.citation | SARMANHO, Joanna D’arc Lima da Silva. Leitura compartilhada e o uso dos objetos na educação infantil como promotores de processos atencionais relacionados ao funcionamento executivo. 2024. 82 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52026 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando os desafios enfrentados pelas crianças pequenas na
educação infantil com relação a autorregulação, e assim, considerando que
algumas crianças experimentam dificuldades posteriores no início do
ensino sistematizado, ressaltamos com esse estudo a necessidade de
estudar as funções executivas com ênfase na emergência da atenção.
Atualmente os estudos voltados para esse campo baseiam-se em estudos
laboratoriais desconsiderando a validez ecológica das experiências
vivenciadas pela criança. Portanto, buscamos considerar a importância das
situações de leitura compartilhada com a introdução da materialidade,
como um meio para emergir a atenção das crianças durante essas situações.
O artigo busca elucidar o papel dessas situações na aprendizagem,
especialmente relacionando a fonte teórica contida nesse primeiro artigo
junto a análise dos dados obtidos em observações de sala de aula
relacionadas a situações de leitura compartilhada com a inserção dos
objetos, contidas no segundo artigo. Contudo, o objetivo central desse
estudo é apresentar os aspectos teóricos relacionados às funções executivas
e inferir relações com o foco de atenção de crianças de cinco anos durante
a leitura compartilhada de histórias que envolvam o uso de objetos, nesse
contexto a escola é vista como espaço potencial para o desenvolvimento
executivo. Destaca-se, portanto, a importância de articular a interação com
o ambiente e o estudo das funções executivas para ampliar a compreensão sobre a atenção e sua relevância para a aprendizagem. O artigo visa
fundamentar a pesquisa e compreensão das observações realizadas,
explorando conceitos como atenção, funções executivas,
materialidades/objetos, situações educativas e leitura compartilhada. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Leitura compartilhada e o uso dos objetos na educação infantil como promotores de processos atencionais relacionados ao funcionamento executivo | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atenção - crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Funções executivas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura compartilhada | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Considering the challenges faced by young children in early childhood
education,particularly regarding self-regulation, and acknowledging that
some children experience subsequent difficulties at the onset of formal
schooling, this study emphasizes the need to investigate executive
functions with a focus on attentional emergence. Currently, studies in this
field are predominantly based on laboratory research, overlooking the
ecological validity of experiences lived by the child. Therefore, we aim to
highlight the importance of shared reading situations with the introduction
of materiality as a means to enhance children attention during these
situations. The article seeks to clarify the role of these situations in
learning, particularly by relating the theoretical frame work contained in
this initial article to the analysis of data obtained from classroom
observations related to shared reading situations with the inclusion of
objects, as presented in the second article. However, the central objective
of this study is to present theoretical aspects related to executive functions
and infer relationships with the attentional focus of five-year-old children
during shared reading of stories involving the use of objects; in this
context, school is seen as a potential space for executive development.
Therefore, the study underscores the importance of integrating interaction
with the environment and examining executive functions to deepen
understanding of attention and its relevance to learning. The article aims
to support research and comprehension of the observations made,
exploring concepts such as attention, executive functions,
materialities/objects, educational situations, and shared reading. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|