Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Machado, Liliane Campos | - |
dc.contributor.author | Souza, Letícia da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-08T17:15:04Z | - |
dc.date.available | 2025-04-08T17:15:04Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-08 | - |
dc.date.submitted | 2025-02-24 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Letícia da Cruz. A formação inicial de pedagogos para a inovação educacional e o uso de metodologias ativas, 2025. 138 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/52025 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2025. | pt_BR |
dc.description.abstract | O foco deste estudo reside na formação inicial de pedagogos, visando investigar como estão
contemplados os conceitos de inovação educacional e de metodologias ativas nas Diretrizes
Curriculares Nacionais para o curso de Graduação em Pedagogia e se existem, no currículo do
curso de Pedagogia da UnB, disciplinas e/ou práticas que proporcionem uma compreensão
aprofundada sobre esses conceitos. Partindo do pressuposto central de que há uma lacuna na
formação inicial destes profissionais para a prática docente, o que tende a perpetuar a
predominância de metodologias tradicionais de ensino e dificultar o alcance de uma
aprendizagem significativa aos discentes, esta pesquisa adotou uma abordagem qualitativa,
embasada no Estudo de Caso (GIL, 2009) com uma perspectiva de análise crítica do contexto
social presente na Educação Básica. Os procedimentos de pesquisa incluem a revisão do
estado do conhecimento, a análise documental do Projeto Político Pedagógico do Curso de
Pedagogia da Universidade de Brasília (PPPC) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Curso de Graduação em Pedagogia (DCNs). Como ferramenta para a coleta de dados, foram
aplicados questionários, cujo público-alvo foram estudantes do curso de Pedagogia da UnB
matriculados em disciplinas de prática de estágio supervisionado. Como resultado desta
dissertação, observa-se que as DCNs para o curso de Pedagogia não contemplam os conceitos
de inovação educacional e de metodologias ativas; que o PPPC do curso de Pedagogia da
UnB bem como as ementas das disciplinas que compõem a dimensão formativa denominada
“Organização do trabalho pedagógico no Brasil” — a qual aborda conceitos, metodologias e
reflexões sobre a prática docente — apresentam lacunas a respeito da formação teóricoprática para essas ações e, por isso, necessitam de reflexão crítica para reformulá-los; que a
compreensão dos estudantes é mais aprofundada quanto às metodologias ativas, visto que elas
foram experienciadas em algumas disciplinas. Entretanto, os conhecimentos acerca da
inovação educacional carecem de aprofundamento tanto no que se refere ao campo teórico
quanto aos aspectos da sua aplicação. Ademais, como produto técnico deste trabalho, é
apresentado um projeto de oficina que traz os conceitos e exemplos para aplicação da
inovação educacional intermediadas por metodologias ativas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | A formação inicial de pedagogos para a inovação educacional e o uso de metodologias ativas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The focus of this study is on the initial training of pedagogues, with the aim of investigating
how the concepts of educational innovation and active methodologies are included in the
National Curriculum Guidelines for Undergraduate Pedagogy courses and whether there are
any subjects and/or practices in the UnB Pedagogy curriculum that provide an in-depth
understanding of these concepts. Based on the central assumption that there is a gap in the
initial training of these professionals for teaching practice, which tends to perpetuate the
predominance of traditional teaching methodologies and make it difficult for students to
achieve meaningful learning, this research adopted a qualitative approach, based on the Case
Study (GIL, 2009) with a perspective of critical analysis of the social context present in Basic
Education. The research procedures include a review of the state of knowledge, documentary
analysis of the Pedagogy Course Political Pedagogical Project of the University of Brasília
(PPPC) and the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Pedagogy Courses
(DCNs). Questionnaires were used as a tool for data collection. The target audience was
students on the UnB Pedagogy course enrolled in supervised internship practice subjects. The
results of this dissertation show that the DCNs for the Pedagogy course do not include the
concepts of educational innovation and active methodologies; that the PPPC of the Pedagogy
course at UnB, as well as the syllabuses of the subjects that make up the training dimension
called “Organization of pedagogical work in Brazil” - which addresses concepts,
methodologies and reflections on teaching practice - have gaps in terms of theoretical and
practical training for these actions, and therefore require critical reflection in order to
reformulate them; that the students' understanding of active methodologies is more in-depth,
since they have been experienced in some subjects. However, knowledge about educational
innovation needs to be deepened, both in terms of the theoretical field and aspects of its
application. In addition, as a technical product of this work, a workshop project is presented
that provides concepts and examples for the application of educational innovation mediated
by active methodologies. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Este estudio se centra en la formación inicial de pedagogos, con el objetivo de investigar
cómo se incluyen los conceptos de innovación educativa y metodologías activas en las
Directrices Curriculares Nacionales para los Cursos de Pedagogía de Grado y si existen
asignaturas y/o prácticas en el plan de estudios de Pedagogía de la UnB que profundicen en
estos conceptos. Partiendo del supuesto central de que existe un vacío en la formación inicial
de estos profesionales para la práctica docente, que tiende a perpetuar el predominio de las
metodologías tradicionales de enseñanza y dificultar el logro de aprendizajes significativos
para los estudiantes, esta investigación adoptó un enfoque cualitativo, basado en el Estudio de
Caso (GIL, 2009) con una perspectiva de análisis crítico del contexto social presente en la
Educación Básica. Los procedimientos de investigación incluyen una revisión del estado del
conocimiento, análisis documental del Curso de Pedagogía Proyecto Político Pedagógico de
la Universidad de Brasilia (PPPC) y las Directrices Curriculares Nacionales para los Cursos
de Pedagogía de Pregrado (DCNs). Se utilizaron cuestionarios como herramienta para la
recogida de datos, y el público objetivo fueron los estudiantes de Pedagogía de la UnB
matriculados en asignaturas de prácticas tuteladas. Los resultados de esta disertación
muestran que los DCN del curso de Pedagogía no incluyen los conceptos de innovación
educativa y metodologías activas; que el PPPC del curso de Pedagogía de la UnB, así como
los programas de las asignaturas que componen la dimensión formativa denominada
«Organización del trabajo pedagógico en Brasil» - que aborda conceptos, metodologías y
reflexiones sobre la práctica docente - presentan lagunas en cuanto a la formación teórica y
práctica de estas acciones y, por lo tanto, requieren una reflexión crítica para reformularlos;
que la comprensión de las metodologías activas por parte de los estudiantes es más profunda,
ya que se han experimentado en algunas asignaturas. Sin embargo, es necesario profundizar
en el conocimiento de la innovación educativa, tanto en el ámbito teórico como en aspectos
de su aplicación. Además, como producto técnico de este trabajo, se presenta un proyecto de
taller que aporta conceptos y ejemplos para la aplicación de la innovación educativa mediada
por metodologías activas. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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