Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de | pt_BR |
dc.contributor.author | Granja, Fernanda Barbosa | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:56:24Z | - |
dc.date.available | 2025-03-18T19:56:24Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-18 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-29 | - |
dc.identifier.citation | GRANJA, Fernanda Barbosa. Um retrato das ações do Poder Legislativo no Sistema Socioeducativo do Distrito Federal. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Políticas Públicas para Infância e Juventude) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51973 | - |
dc.description.abstract | O Brasil possui uma das legislações mais avançadas no que diz respeito a infância e
juventude, e destacamos especificamente seus avanços em relação às medidas
socioeducativas, saindo da doutrina da situação irregular e adotando a doutrina da
proteção integral como diretriz principal na legislação; e na formulação, planejamento
e implementação de políticas públicas nessa área. Ainda assim, existem muitas
lacunas na implementação efetiva das legislações e da política socioeducativa. Em
geral, ao tratar da implementação das políticas públicas e dos seus impactos sociais,
direciona-se a análise à esfera Executiva, sendo pouco considerada a participação do
Poder Legislativo. Tendo em vista a responsabilidade compartilhada entre os Poderes
no contexto político do atual modelo de democracia, qual seja, a democracia
representativa, o presente trabalho focaliza a atuação do Poder Legislativo do Distrito
Federal com o objetivo de identificar, descrever e analisar suas ações em relação à
política socioeducativa desde a promulgação da Lei SINASE. Para tanto, buscou-se
mapear as ações do Poder Legislativo do Distrito Federal relacionadas à política
socioeducativa, através das proposições legislativas, no período de 2012 a 2023.
Esses instrumentos legislativos são a forma com que parlamentares concretizam as
demandas da sociedade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utilizou a análise
documental das proposições legislativas provenientes da Câmara Legislativa do
Distrito Federal (CLDF) como percurso metodológico. A busca das proposições
legislativas ocorreu no portal eletrônico da CLDF tendo sido selecionadas 114
proposições para análise quantitativa e qualitativa. Prevalecem as proposições
legislativas do tipo Indicações (47,3%). Os temas mais comuns, entre todos os tipos
de proposta legislativa, são a defesa dos direitos dos servidores (38,6%), as melhorias
na execução da política pública (18,4%) e as melhorias na política pública por meio
da nomeação dos aprovados em concurso público (11,4%). Em conjunto, as
proposições relacionadas aos trabalhadores correspondem a mais da metade das
proposições (57,9%). Apenas 8 propostas relacionam-se aos direitos dos
adolescentes. Há, ainda, um conjunto de proposições de viés punitivista vinculadas
ao Estado penal. Os temas que circulam nas proposições parlamentares permitem
compreender as principais questões, demandas e interesses a respeito da
socioeducação no DF. A partir desta análise conseguimos retratar as ações do Poder
Legislativo do Distrito Federal em relação à política socioeducativa desde 2012,
confirmando uma atuação pouco expressiva e ausência de movimentos sociais
organizados capazes de pressionar os parlamentares em busca de melhorias para os
adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um retrato das ações do Poder Legislativo no Sistema Socioeducativo do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Medidas socioeducativas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Socioeducação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Política pública | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poder Legislativo - Distrito Federal (Brasil) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Poder Executivo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Democracia | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Brazil has one of the most advanced laws regarding children and youth, and we
specifically highlight its advances in relation to socio-education measures, moving
away from the doctrine of irregular situation and adopting the doctrine of full protection
as the main guideline in legislation; and in the formulation, planning and
implementation of public policies in this area. Still, there are many gaps in the effective
implementation of legislation and socio-educational policy. In general, when dealing
with the implementation of public policies and their social impacts, the analysis is
directed to the Executive sphere, with little consideration of the participation of the
Legislative. In view of the shared responsibility between the Powers in the political
context of the current model of democracy, that is, representative democracy, this work
focuses on the performance of the Legislative Power of the Federal District with the
objective of identifying, describing and analyzing its actions in relation to socioeducational policy since the promulgation of the SINASE Law. To this end, we sought
to map the actions of the Legislative Branch of the Federal District related to socioeducational policy, through legislative proposals, in the period from 2012 to 2023.
These legislative instruments are the way in which parliamentarians implement
society's demands. This is qualitative research that used documentary analysis of
legislative proposals from the Legislative Chamber of the Federal District (CLDF) as a
methodological route. The search for legislative proposals took place on the CLDF
electronic portal, with 114 proposals being selected for quantitative and qualitative
analysis. Legislative proposals of the Indications type prevail (47.3%). The most
common themes, among all types of legislative proposals, are the defense of civil
servants' rights (38.6%), improvements in the execution of public policy (18.4%) and
improvements in public policy through appointment of those approved in a public
competition (11.4%). Altogether, propositions related to workers correspond to more
than half of the propositions (57.9%). Only 8 proposals relate to adolescents' rights.
There is also a set of propositions with a punitive bias linked to the penal State. The
themes that circulate in parliamentary proposals allow us to understand the main
issues, demands and interests regarding socio-education in the DF. From this analysis
we were able to portray the actions of the Legislative Branch of the Federal District in
relation to socio-educational policy since 2012, confirming an insignificant performance
and the absence of organized social movements capable of putting pressure on
parliamentarians in search of improvements for adolescents and young people in
compliance with socio-educational measure. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas para Infância e Juventude | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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