Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/51949
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
EldernanDosSantosDias_TESE.pdf2,25 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Titre: Ontogênese humana e a Educação Física
Auteur(s): Dias, Eldernan dos Santos
Orientador(es):: Hungaro, Edson Marcelo
Assunto:: Lukács, György, 1885-1971
Ontologia do Ser Social
Formação humana
Trabalho
Alienação
Date de publication: 17-mar-2025
Référence bibliographique: DIAS, Eldernan dos Santos. ONTOGÊNESE HUMANA E A EDUCAÇÃO FÍSICA. 2024. 352 f. Tese (Doutorado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.
Résumé: Este trabalho tem como objetivo principal buscar contribuições nos estudos de György Lukács para enriquecer o debate sobre educação e formação humana na Educação Física. A pesquisa analisa os estudos desenvolvidos por Lukács, sobre a ontologia do ser social, destacando as implicações desses estudos na formação humana. Utilizando uma abordagem comparativa, o estudo relaciona as categorias do trabalho e da alienação com o complexo da formação humana, investigando as determinações ontológicas presentes na condição social capitalista. O método utilizado é o materialismo histórico e dialético, permitindo uma análise crítica das relações entre trabalho, alienação e formação humana. A pesquisa busca compreender como essas categorias influenciam o processo de humanização e identificar suas implicações na formação dos indivíduos. Por meio de uma revisão da literatura, no campo da Educação Física, são exploradas as convergências e conflitos acerca da temática da formação humana. Os resultados e conclusões obtidos destacam a relevância das categorias lukacsianas do trabalho e da alienação para a compreensão da formação humana, apontando para a necessidade de uma teoria social crítica a qual promova a emancipação humana. O estudo estrutura possíveis mediações e contribuições do pensamento de Lukács para a Educação Física, visando fortalecer uma abordagem crítica e reflexiva na área.
Abstract: This work aims to seek contributions from the studies of György Lukács to enrich the debate on education and human formation in Physical Education. The research examines Lukács' studies on the ontology of social being, highlighting the implications of these studies in human formation. Using a comparative approach, the study relates the categories of labor and alienation to the complex of human formation, investigating the ontological determinations present in the capitalist social condition. The method used is historical and dialectical materialism, allowing for a critical analysis of the relationships between labor, alienation, and human formation. The research seeks to understand how these categories influence the process of humanization and identify their implications in individual formation. Through a literature review in the field of Physical Education, convergences and conflicts regarding the theme of human formation are explored. The results and conclusions highlight the relevance of Lukács' categories of labor and alienation for understanding human formation, pointing to the need for a critical social theory that promotes human emancipation. The study structures possible mediations and contributions of Lukács' thought to Physical Education, aiming to strengthen a critical and reflective approach in the field.
metadata.dc.description.unidade: Faculdade de Educação Física (FEF)
metadata.dc.description.ppg: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Licença:: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage détaillé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/51949/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.