Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Ana Maria Nogales | pt_BR |
dc.contributor.author | Sousa, Aline Perfeito de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-17T17:26:34Z | - |
dc.date.available | 2025-03-17T17:26:34Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-17 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Aline Perfeito de. Efeito de Vizinhança e o Desempenho Escolar em Escolas Públicas do Distrito Federal. 2024. 110 f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51919 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho de doutorado, realizado no âmbito do Programa de Pós-Graduação em
Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI) do Centro de
Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da Universidade de Brasília (UnB),
explora a relação entre o efeito de vizinhança e desigualdades educacionais no contexto
das escolas públicas do Distrito Federal, levando em consideração a segregação
socioespacial existe no território. O principal objetivo é investigar se o desempenho
escolar dos alunos está associado ao contexto socioeconômico das regiões administrativas
onde as escolas estão localizadas. A pesquisa é desenvolvida em três etapas. O primeiro
capítulo faz uma revisão sistemática da literatura nacional e internacional sobre o efeito
de vizinhança e suas interações com a educação, destacando as principais categorias de
análise e os resultados alcançados. O segundo capítulo examina as desigualdades
socioeconômicas e educacionais presentes no Distrito Federal, oferecendo uma análise
das disparidades entre as diferentes regiões administrativas. Por fim, o terceiro capítulo
realiza uma análise de regressão multinível em dois níveis (aluno e escola), investigando
as características sociodemográficas e socioeconômicas dos alunos, das escolas e das
regiões onde estão situadas, utilizando dados do Censo Escolar e da Pesquisa Distrital por
Amostra de Domicílios (PDAD). Os dados de proficiência em Matemática dos alunos do
5º ano do ensino fundamental, coletados no Sistema de Avaliação da Educação Básica
(SAEB) 2019, foram utilizados para analisar essa relação. Os resultados indicam que,
além de fatores individuais e institucionais, o contexto socioeconômico das regiões
administrativas, com destaque para a renda domiciliar, tem um impacto significativo no
desempenho escolar. Os alunos que frequentam escolas localizadas em regiões de maior
renda familiar tendem a apresentar pontuação mais altas em Matemática. Esses achados
confirmam a relevância do território e das condições socioeconômicas para o
entendimento das desigualdades educacionais no Distrito Federal, alinhando-se com
outras pesquisas sobre o efeito de vizinhança na educação. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Efeito de vizinhança e o desempenho escolar em Escolas Públicas do Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.subject.keyword | Efeito de vizinhança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desigualdades educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desempenho escolar | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Senkevics, Adriano Souza | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This doctoral thesis, conducted within the Programa de Pós-Graduação em
Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (PPGDSCI) at the Centro de
Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) of the Universidade de Brasília (UnB),
explores the relationship between neighborhood effects and educational inequalities in
the context of public schools in the Federal District, taking into account the socio-spatial
segregation in this territory. The primary objective is to investigate whether the academic
performance of students is associated with the socioeconomic context of the
administrative regions where the schools are located. The research is developed in three
stages. The first study performs a systematic review of national and international literature
on neighborhood effects and their interactions with education, highlighting the main
categories of analysis and the results achieved. The second study examines the
socioeconomic and educational inequalities present in the Federal District, offering an
analysis of the disparities between different administrative regions. Finally, the third study
conducts a multilevel regression analysis in two levels (student and school), investigating
the sociodemographic and socioeconomic characteristics of students, schools, and the
regions where they are located, using data from the Censo Escolar and the Pesquisa
Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD). Data on the Mathematics proficiency of
5th-grade elementary school students, collected from the Sistema de Avaliação da
Educação Básica (SAEB) 2019, were used to analyze this relationship. The results
indicate that, in addition to individual and institutional factors, the socioeconomic context
of the administrative regions, particularly household income, has a significant impact on
school performance. Students attending schools located in regions with higher family
income tend to achieve higher scores in Mathematics. These findings confirm the
relevance of territorial and socioeconomic conditions in understanding educational
inequalities in the Federal District, aligning with other research on neighborhood effects
in education. | pt_BR |
dc.description.unidade | Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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