Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.advisor | Corrêa, Ana Laura dos Reis | pt_BR |
dc.contributor.author | Leite, Gabriel de Amorim | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T19:38:38Z | - |
dc.date.available | 2025-03-14T19:38:38Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-14 | - |
dc.date.submitted | 2024-10-31 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Gabriel de Amorim. Um mestre nada ingênuo: realismo e sátira em Alberto Caeiro. 2024. 93 f. Dissertação (Mestrado em Literatura) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51895 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação apresenta a obra de Alberto Caeiro, o Mestre Ingênuo de
Fernando Pessoa, a partir de um diálogo entre seus poemas e o pensamento de
filósofos como Feuerbach, Hegel e Marx. Analisa-se o poema VIII de O
Guardador de Rebanhos, texto em que se evidencia o uso do método satírico de
composição artística. Discute-se a questão da sátira, a partir da teoria de György
Lukács, e sua ocorrência na obra de Alberto Caeiro — um poeta que encarna,
de forma imediata, a contradição entre “o poeta como deve ser”, o poeta ideal, e
“o poeta como é”, o poeta dissimulado — bem como na arquitetura farsesca da
heteronímia pessoana. Apresentam-se, então, os heterônimos de Fernando
Pessoa como atores de uma dramatização satírica em que se mimetizam o
pensamento decadente burguês e a tendência diletante do intelectual moderno.
Defende-se a ideia de que estaria nessa representação satírica alcançada pelo
projeto literário de Pessoa, o trunfo realista de sua obra poética. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um mestre nada ingênuo : realismo e sátira em Alberto Caeiro | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Lukács, György, 1885-1971 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Realismo (Literatura) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pessoa, Fernando, 1888-1935 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sátira | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This dissertation presents the work of Alberto Caeiro, Fernando Pessoa's Naive
Master, through a dialogue between his poems and the philosophical ideas of
authors such as Feuerbach, Hegel e Marx. Thus, we present an analysis of poem
VIII of The Keeper of Sheep, a text in which the use of the satirical method of
artistic composition is evident. We analyse the question of satire, based on the
theory of György Lukács, and its occurrence in the work of Alberto Caeiro — a
poet who immediately embodies the contradiction between “the poet as he should
be”, the ideal poet, and “the poet as he is”, the dissimulated poet — in addition to
the farcical architecture of Pessoa's heteronymy. Fernando Pessoa's heteronyms
are presented as actors in a satirical dramatization in which decadent bourgeois
thinking and the dilettante tendency of the modern intellectual are mimetized. We
argue that the satirical representation created in Pessoa's literary project is the
realist achievement of his poetic work. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Letras (IL) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Literatura | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|