Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/51839
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_PerspectivasEducativasSaude.pdf1,93 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBiato, Emília Carvalho Leitão-
dc.contributor.authorLuzio, Juliana da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-13T15:57:25Z-
dc.date.available2025-03-13T15:57:25Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.identifier.citationBIATO, Emília Carvalho Leitão; LUZIO, Juliana da Silva. Perspectivas educativas em saúde bucal: possibilidades de criação na prevenção e no enfrentamento do câncer. Physis: Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 32, n. 2, e320213, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/physis/a/VzRf8CZzy87SFQgR7xw4R7D/?lang=pt. Acesso em: 13 mar. 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51839-
dc.description.abstractDiferentes perspectivas acerca dos processos educativos podem indicar maneiras de abordá-los, inclusive no contexto dos processos de saúde e doença. Assumimos que o profissional de saúde é um educador, e essa função lhe permite contribuir efetivamente para a promoção da saúde dos indivíduos e populações. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar, tanto em materiais educativos em saúde bucal, quanto nas vivências de usuários de um serviço odontológico em oncologia, elementos e características do trabalho educativo em saúde direcionado à prevenção e ao enfrentamento do câncer de boca. Tanto o material educativo quanto os dizeres dos pacientes foram tomados a partir das perspectivas que comparecem nos processos educativos em saúde bucal, conforme destacam-se: Tecnicismo, Pragmatismo, Construtivismo, Interacionismo e Pós-estruturalismo. Observaram-se modelos que reforçam uma relação assimétrica e autoritária entre profissionais e usuários, portanto, há necessidade de pensar a prevenção e o enfrentamento do câncer de boca de forma inovadora e poética, por meio de uma linha de fuga às generalizações que massificam o conhecimento sobre saúde bucal.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherIMS-UERJpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePerspectivas educativas em saúde bucal : possibilidades de criação na prevenção e no enfrentamento do câncerpt_BR
dc.title.alternativePerspectives of oral health education : possibilities for creation in preventing and coping with cancerpt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordBoca - câncerpt_BR
dc.subject.keywordEducação em saúdept_BR
dc.subject.keywordSaúde bucalpt_BR
dc.rights.license(CC BY)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/S0103-73312022320213pt_BR
dc.description.abstract1Different perspectives on educational processes can indicate ways of approaching them, with include health and disease processes. It is assumed that the health professional is an educator and this activity allows him to effectively contribute in health promotion. This study aims to identify and analyze, both in educational materials on oral health, and in experiences of users of a dental service in oncology, elements and characteristics of health education at preventing and coping with oral cancer. Both educational material and statements were analyzed from the perspectives that predominate in the oral health educational processes, as we highlight: Technicism, Pragmatism, Constructivism, sociocultural theory and Poststructuralism. There is a need to think prevention and health promotion in an innovative and poetic way through a possible way free of generalizations that massify knowledge about oral health.pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4358-4558pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6089-1306pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Ciências da Saúde (FS)pt_BR
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.