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Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/51809
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dc.contributor.advisorPederiva, Patrícia Lima Martinspt_BR
dc.contributor.authorBezerra, Douglas Bentopt_BR
dc.date.accessioned2025-03-12T16:42:35Z-
dc.date.available2025-03-12T16:42:35Z-
dc.date.issued2025-03-12-
dc.date.submitted2024-11-29-
dc.identifier.citationBEZERRA, Douglas Bento. Vivências estéticas com o cinema: educação e desenvolvimento dos afetos. 2024. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51809-
dc.description.abstractA pesquisa tem por objetivo investigar as vivências estéticas de uma criança em relação ao cinema do seu pai, entre os anos de 1994 e 1995. Para isso, tem-se como método a Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e a unidade de vivência como caminho metodológico. Tratando-se de um trabalho investigativo também sobre o passado, as ferramentas metodológicas são as memórias, construídas por meio de fotografias, filmagens em VHS e o relato das pessoas que, de uma forma ou de outra, participaram destes momentos. Este material nos servirá para acessar as vivências de Bento com o cinema de Seu Francisco. Assim, investigamos as potencialidades democrática e emancipadora do cinema, como desestabilizador do modelo hierárquico tradicional de ensino, proporcionando um ambiente onde as crianças têm a liberdade para criarem e se expressarem, desenvolvendo sua unidade intelecto-afetiva. Como tática educativa para a apropriação da arte cinematográfica pelas crianças, propomos a transmidiação. Espera-se, por meio da pesquisa, compreender como a arte do cinema tem condições de possibilitar o acesso às emoções, e ser o catalisador para a educação e o desenvolvimento dos afetos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleVivências estéticas com o cinema : educação e desenvolvimento dos afetospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordVivênciapt_BR
dc.subject.keywordEducação e culturapt_BR
dc.subject.keywordCinemapt_BR
dc.subject.keywordAfetopt_BR
dc.subject.keywordTeoria histórico-culturalpt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1The research investigates a child's aesthetic experiences concerning his father's cinema, between 1994 and 1995. To achieve this, Vygotsky's Historical-Cultural Theory is used as a method, and the unity of experience is used as a methodological path. Since this is also an investigative work about the past, the methodological tools are memories, constructed through photographs, VHS footage, and the accounts of people who participated in these moments in one way or another. This material will help us access Bento's experiences with Seu Francisco's cinema. Thus, we investigate the democratic and emancipatory potential of cinema, as a destabilizer of the traditional hierarchical teaching model, providing an environment where children have the freedom to create and express themselves, developing their intellectual-affective unity. As an educational strategy for children to appropriate cinematographic art, we propose trans-mediation. Through research, we want to understand how the art of cinema can enable access to emotions and be a catalyst for education and the development of affection.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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