Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Pederiva, Patrícia Lima Martins | pt_BR |
dc.contributor.author | Bezerra, Douglas Bento | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-12T16:42:35Z | - |
dc.date.available | 2025-03-12T16:42:35Z | - |
dc.date.issued | 2025-03-12 | - |
dc.date.submitted | 2024-11-29 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, Douglas Bento. Vivências estéticas com o cinema: educação e desenvolvimento dos afetos. 2024. 218 f. Dissertação (Mestrado em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/51809 | - |
dc.description.abstract | A pesquisa tem por objetivo investigar as vivências estéticas de uma
criança em relação ao cinema do seu pai, entre os anos de 1994 e 1995.
Para isso, tem-se como método a Teoria Histórico-Cultural de Vigotski, e a
unidade de vivência como caminho metodológico. Tratando-se de um
trabalho investigativo também sobre o passado, as ferramentas
metodológicas são as memórias, construídas por meio de fotografias,
filmagens em VHS e o relato das pessoas que, de uma forma ou de outra,
participaram destes momentos. Este material nos servirá para acessar as
vivências de Bento com o cinema de Seu Francisco. Assim, investigamos as
potencialidades democrática e emancipadora do cinema, como
desestabilizador do modelo hierárquico tradicional de ensino,
proporcionando um ambiente onde as crianças têm a liberdade para criarem
e se expressarem, desenvolvendo sua unidade intelecto-afetiva. Como tática
educativa para a apropriação da arte cinematográfica pelas crianças,
propomos a transmidiação. Espera-se, por meio da pesquisa, compreender
como a arte do cinema tem condições de possibilitar o acesso às emoções,
e ser o catalisador para a educação e o desenvolvimento dos afetos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Vivências estéticas com o cinema : educação e desenvolvimento dos afetos | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Vivência | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação e cultura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cinema | pt_BR |
dc.subject.keyword | Afeto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teoria histórico-cultural | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The research investigates a child's aesthetic experiences concerning
his father's cinema, between 1994 and 1995. To achieve this, Vygotsky's
Historical-Cultural Theory is used as a method, and the unity of experience
is used as a methodological path. Since this is also an investigative work
about the past, the methodological tools are memories, constructed through
photographs, VHS footage, and the accounts of people who participated in
these moments in one way or another. This material will help us access
Bento's experiences with Seu Francisco's cinema. Thus, we investigate the
democratic and emancipatory potential of cinema, as a destabilizer of the
traditional hierarchical teaching model, providing an environment where
children have the freedom to create and express themselves, developing
their intellectual-affective unity. As an educational strategy for children to
appropriate cinematographic art, we propose trans-mediation. Through
research, we want to understand how the art of cinema can enable access
to emotions and be a catalyst for education and the development of affection. | pt_BR |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
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