Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/51391
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ManuCasteloBrancoDeOliveiraCardoso_TESE.pdf3,71 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorMedeiros, Maria Beatriz dept_BR
dc.contributor.authorCardoso, Manu Castelo Branco de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2025-01-16T18:09:47Z-
dc.date.available2025-01-16T18:09:47Z-
dc.date.issued2025-01-16-
dc.date.submitted2024-09-12-
dc.identifier.citationCARDOSO, Manu Castelo Branco de Oliveira. Bololôs, armários, moitas e ruínas: apontamentos sobre comicidade e dissidência. 2024. 277 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/51391-
dc.descriptionTese (doutorado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, 2024.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho investiga, perambula, por moitas e ruínas, onde emaranham-se práticas artísticas diversas, especialmente no tocante a ritos pagãos, a ópera, a commedia dell´arte, palhaçaria, e à arte drag,seus contextos e correlatos espetaculares. Os apontamentos levantados se dão não em função de um estudo comparativo entre as supracitadas linguagens artísticas ou em relação a suas perspectivas históricas tópicas, contrapondo dados, informações, autores ou outros. O trabalho intenta ‘dar uma busca’ visando entrelaçar situações, pessoas, grupos, máscaras, estéticas, figuras, personagens, criações cênicas, identidades e comunidades que suportem dizer respeito a percursos queer, ou dissidentes, dentro da perspectiva da produção de repertórios que estejam agrupadas, absoluta ou tangencialmente, como integrante das artes cômicas. O trabalho fala ainda da iteração entre criatura e criador, desde práticas onde a essas partes se fundem, e confundem, de maneira heterônoma, gerando identidades, ‘desindentidades’, subjetividades, esquetes, cenas ou outras produções culturais e artísticas. Trata-se, pois, de uma pesquisa onde paralelismos, parecenças e paródias dão a base para aproximações simbólicas e estéticas, discutindo questões de gênero desde a lente da comicidade contemporânea e ancestral, e gerando uma rede discursiva que entrelaça seus diversos temas desde a relações entre comicidades, palhaçarias, identidade e dissidências.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleBololôs, armários, moitas e ruínas : apontamentos sobre comicidade e dissidênciapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.subject.keywordDrag queenpt_BR
dc.subject.keywordDissidênciaspt_BR
dc.subject.keywordComicidadept_BR
dc.subject.keywordPalhaçariapt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.unb.br, www.ibict.br, www.ndltd.org sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra supracitada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.pt_BR
dc.description.abstract1This work investigates, wanders, through thickets and ruins, where diverse artistic practices intertwine, especially with regard to pagan rites, opera, commedia dell'arte, clowning and drag art, their contexts and artistic correlates. The notes raised are not based on a comparative study between the aforementioned artistic languages or in relation to topical historical perspectives, comparing data, information, authors or others. The work intends to 'give a search' aiming to bring together situations, people, groups, masks, aesthetics, figures, characters, scenic creations, identities and communities that support queer or dissident paths, within the perspective of producing repertoires that are grouped, absolutely or tangentially, as part of the comic arts. The work also talks about the iteration between creature and creator, from practices where these parts merge and confuse, in a heteronomous way, generating identities, 'disindentities', subjectivities, sketches, scenes or others cultural and artistic productions. It is, therefore, a research where parallels, similarities and parodies provide the basis for symbolic and aesthetic approaches, discussing gender issues from the lens of contemporary and ancestral comics, and generating a discursive network that interwines its diverse themes from relationhips between comedy, clowning, identity and dissent.pt_BR
dc.description.abstract2Este trabajo investiga, deambula, a través de matorrales y ruinas, donde se entrelazan diversas prácticas artísticas, especialmente en lo que respecta a los ritos paganos, la ópera, la commedia dell'arte, el clown y el arte drag y sus contextos e sus correlatos espetaculares. Las notas planteadas no se basan en un estudio comparativo entre los lenguajes artísticos antes mencionados ni en relación con perspectivas históricas de actualidad, comparando datos, información, autores u otros. El trabajo pretende 'dar una búsqueda' con el objetivo de reunir situaciones, personas, grupos, máscaras, estéticas, figuras, personajes, creaciones escénicas, identidades y comunidades que sustentan caminos queer o disidentes, en la perspectiva de producir repertorios que se agrupen, absoluta o tangencialmente, como parte de las artes del cómic. La obra también habla de la iteración entre criatura y creador, a partir de prácticas donde estas partes se fusionan y confunden, de forma heterónoma, generando identidades, 'desidentidades', subjetividades, bocetos, escenas u otras producciones culturales y artísticas. Se trata, por tanto, de una investigación donde los paralelismos, similitudes y parodias sientan las bases para abordajes simbólicos y estéticos, discutiendo cuestiones de género desde la óptica de la historieta contemporánea y ancestral, y generando uma red discursiva que entrelaza sus diversas temáticas desde las relaciones entre comicidade, payaseria, identidad e disidencia.pt_BR
dc.description.unidadeInstituto de Artes (IdA)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/51391/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.