Élément Dublin Core | Valeur | Langue |
dc.contributor.advisor | Bôas, Rafael Litvin Villas | - |
dc.contributor.author | Sousa, Pedro Ribeiro | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-17T21:45:49Z | - |
dc.date.available | 2024-07-17T21:45:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-07-17 | - |
dc.date.submitted | 2023-03-31 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, Pedro Ribeiro. Da escola para a comunidade: uma experiência de deslocamento por meio do teatro na Fercal (DF). 2023. 142 f., il. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/48989 | - |
dc.description | Dissertação (Mestrado) — Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes, Programa de Pós- Graduação em Artes Cênicas, Brasília, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Dois terrenos alicerçam essa investigação: a escola como espaço formal de atuação e a comunidade como território fértil de experiência. A presente pesquisa propõe reflexões acerca do Teatro escolar, do Teatro em Comunidade e da interface entre estes conceitos, onde um processo criativo serviu como base para essa análise: a construção de “Gigante pela própria natureza”, espetáculo elaborado no Centro Educacional 02 de Sobradinho – DF com alunas e alunos do Ensino Médio e o seu deslocamento para a região administrativa Fercal – DF. O percurso didático-metodológico contou com o arsenal de jogos do Teatro do Oprimido e com a Estética do Oprimido como ferramentas de sensibilização, o que possibilitou o envolvimento prático de “não atores” na execução de toda a proposta. A pesquisa oportunizou a constatação da possibilidade do trabalho com teatro como mecanismo de formação,organização e transformação social. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Da escola para a comunidade : uma experiência de deslocamento por meio do teatro na Fercal (DF) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Teatro do Oprimido | pt_BR |
dc.subject.keyword | Antirracismo | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Two fields underpin this investigation: the school as a formal performance space and
the community as a fertile territory of experience. This research proposes reflections
about the School Theater, Theater in Community and the interface between these
concepts, where a creative process served as the basis for this analysis: the
construction of “Gigante pela própria Natureza” (Giant by Nature), a play elaborated at
Centro Educacional 02 de Sobradinho – DF with high school students and their
displacement to the administrative region Fercal - DF. The didactic-methodological
course included the arsenal of games of the Theater of the Oppressed and the
Aesthetics of the Oppressed as sensitizing instruments, which made possible the
practical involvement of "non-actors" in the execution of the entire proposal. The
research allowed the realization of the possibility of working with theater as a
mechanism of formation, organization and social transformation. | pt_BR |
dc.description.unidade | Instituto de Artes (IdA) | pt_BR |
dc.description.ppg | Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
Collection(s) : | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado
|