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dc.contributor.authorMieto, Gabriela Sousa de Melo-
dc.contributor.authorCavaton, Maria Fernanda Farah-
dc.contributor.authorRengifo Herrera, Francisco José-
dc.date.accessioned2023-08-02T14:29:37Z-
dc.date.available2023-08-02T14:29:37Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMIETO, Gabriela Sousa de Melo; CAVATON, Maria Fernanda Farah; RENGIFO-HERRERA, Francisco José. As deficiências do bebê têm que ser tratadas com diferença?. In: BARBATO, Silviane; BERALDO, Rossana; MIETTO, Gabriela; MACIEL, Diva (org.). Contribuições do desenvolvimento humano e da educação aos processos de inclusão: princípios, ensino superior e formação de professores. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2023. v. 1, p. 125-145. Disponível em: https://livros.unb.br/index.php/portal/catalog/book/343. Acesso em: 02 ago. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/46225-
dc.description.abstractNosso objetivo neste capítulo é apresentar ao leitor uma série de conceitos acerca dos processos de desenvolvimento na primeira infância, fundamentados na mediação de signos e de relacionamentos que permitam ampliar a compreensão sobre os primeiros anos de vida. Por sua vez, esses aspectos teóricos podem complementar as propostas que vêm orientando ao longo dos últimos anos, em nosso país, as práticas da Educação Precoce e que podem contribuir para o desenvolvimento pleno dos bebês e crianças pequenas, independente da razão – microcefalia, deficiência intelectual, deficiências sensoriais ou físicas, prematuridade – que os leve a necessitar de uma intervenção dessa ordem. Quando um documento emitido por uma equipe de especialistas sugere que um profissional ou um familiar de um bebê com microcefalia apresente um móbile para essa criança, o que está em jogo nesta relação? O uso do móbile é um aspecto técnico ou exige um envolvimento relacional? Como isso pode ser alcançado? Como a mãe se posiciona diante da criança com deficiência? Como a significa? Nas próximas seções, vamos discutir aspectos importantes do desenvolvimento do bebê ao longo dos seus dois primeiros anos de vida, promovidas pelas relações que se estabelecem entre a criança, o adulto e o mundo material que os cercam.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherEditora Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAs deficiências do bebê têm que ser tratadas com diferença?pt_BR
dc.typeParte de livro ou capítulo de livropt_BR
dc.subject.keywordBebêspt_BR
dc.subject.keywordDesenvolvimento humanopt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.rights.license(CC BY NC) Este trabalho está licenciado com uma licença Creative Commons: Atribuição-NãoComercial 2.0 (CC BY-NC 2.0)pt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.contributor.affiliationUniversidade de Brasíliapt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
Collection(s) :Livros e afins

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