Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/42053
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_DispositivosEscutaAdolescentes.pdf348,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorBrasil, Kátia Cristina Tarouquella Rodrigues-
dc.contributor.authorAlmeida, Sandra Francesca Conte de-
dc.contributor.authorCosta, Jéssica Emanoeli Moreira da-
dc.contributor.authorGanem, Valérie-
dc.date.accessioned2021-09-06T18:37:50Z-
dc.date.available2021-09-06T18:37:50Z-
dc.date.issued2020-12-02-
dc.identifier.citationBRASIL, Katia Tarouquella et al. Dispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativos. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 36, n. spe, e36nspe9, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/NFBjdfGJ3bsCQ3hSn8dNP6k/?lang=pt#. Acesso em: 6 set. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/42053-
dc.description.abstractEste estudo objetivou evidenciar um método de intervenção triangular na socioeducação. Foram implementados três dispositivos metodológicos: um plantão psicológico de escuta individual, um de grupo de fala com adolescentes e uma intervenção em Psicodinâmica do Trabalho com os agentes socioeducativos. A escuta dos adolescentes apontou como a violência comparece na relação entre eles e os adultos, entre eles e os pares e no espaço institucional. Por outro lado, a escuta dos agentes possibilitou situar como a violência permeia as situações de trabalho. A clínica ampliada, no contexto institucional, permitiu vislumbrar o lugar da violência na dinâmica relacional intersubjetiva, seus impactos psíquicos e os riscos à saúde mental dos sujeitos.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherInstituto de Psicologia, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDispositivos de escuta de adolescentes privados de liberdade e de agentes socioeducativospt_BR
dc.title.alternativeListening devices for adolescents deprived of liberty and socio-educational agentspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordSocioeducaçãopt_BR
dc.subject.keywordPlantão psicológicopt_BR
dc.subject.keywordGrupo de fala com adolescentespt_BR
dc.subject.keywordViolênciapt_BR
dc.subject.keywordPsicodinâmica do trabalhopt_BR
dc.rights.license(CC BY)pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.1590/0102.3772e36nspe9pt_BR
dc.description.abstract1This study aimed to show a triangular intervention method in socio-education. Three methodological devices were implemented: a psychological call for individual listening, one for a speech group with adolescents and an intervention in Psychodynamics of Work with socio-educational agents. Listening to adolescents pointed out how violence appears in the relationship between them and adults, between them and peers and in the institutional space. On the other hand, listening to the agents made it possible to situate how violence permeates work situations. The expanded clinic, in the institutional context, allowed a glimpse of the place of violence in the inter-subjective relational dynamics, its psychic impacts and the risks to the subjects’ mental health.pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-3988-0784pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-0789-7095pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-0605-8452pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-1289-0202pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/42053/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.