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ARTIGO_ImpressionismoArteAbstrata.pdf844,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
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dc.contributor.authorCavalcante-
dc.date.accessioned2021-02-12T18:23:09Z-
dc.date.available2021-02-12T18:23:09Z-
dc.date.issued2018-11-07-
dc.identifier.citationCAVALCANTE, N. Do Impressionismo à arte abstrata: a influência da fotografia e das teorias da percepção. Paranoá: cadernos de arquitetura e urbanismo, n. 21, 7 nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n21.2018.01. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/paranoa/article/view/24054. Acesso em: 12 fev. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40065-
dc.description.abstractEste artigo propõe uma reflexão sobre como o surgimento do Impressionismo, importante transformação da expressão pictórica rumo à arte abstrata, foi influenciado pelo desenvolvimento da fotografia e pelas teorias sobre a percepção humana da cor e da forma (Gestalt). Este esforço é parte de uma pesquisa mais ampla sobre fatos e feitos históricos determinantes da construção do ideário moderno e também da formulação da arte abstrata, em geral, e do Impressionismo, em particular[1]. 1 O objetivo da pesquisa é estabelecer a contribuição, para o surgimento da arte abstrata, de eventos tais como: a Revolução Industrial; advento e popularização da fotografia; invenção do avião; a Primeira Guerra; a Revolução Bolchevique; O capital, de Karl Marx; A interpretação dos sonhos, de Sigmund Freud, e as teorias sobre a percepção humana de cores e formas.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDo Impressionismo à arte abstrata : a influência da fotografia e das teorias da percepçãopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordImpressionismopt_BR
dc.subject.keywordFotografiapt_BR
dc.subject.keywordPercepção da corpt_BR
dc.subject.keywordPercepção da formapt_BR
dc.rights.license(CC BY) - Licensed under a Creative Commons Attribution International License.pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18830/issn.1679-0944.n21.2018.01pt_BR
dc.description.abstract1This article proposes a reflection on how the emergence of Impressionism, important transformation of pictorial expression towards abstract art, was influenced by photography development and by theories about human perception of color and form (Gestalt). This effort is part of a broader survey of historical facts and events that were decisive for the construction of modern ideary and also for the formulation of abstract art in general and of Impressionism in particular1. 1The researchaim consists in establishingthe contributionofseveral events, such as:Industrial Revolution; advent and popularization of photography;airplaneinvention; First War; Bolshevik Revolution; Karl Marx's Capital; Sigmund Freud’s Interpretation of dreamsand the theories on human perception of colors and forms, for the emergenceof abstract art.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Projeto, Expressão e Representação (FAU PRO)pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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