Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.unb.br/handle/10482/40011
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ARTIGO_EducacaoDistanciaUniversidade.pdf212,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorCosta, Marcos Rogério Martins-
dc.contributor.authorSousa, Jonilto Costa-
dc.date.accessioned2021-02-03T15:23:57Z-
dc.date.available2021-02-03T15:23:57Z-
dc.date.issued2020-07-30-
dc.identifier.citationCOSTA, Marcos Rogério Martins; SOUSA, Jonilto Costa. Educação a Distância e Universidade Aberta do Brasil: reflexões e possibilidades para o futuro pós-pandemia. Revista Thema, Pelotas, v. 18, n. ESPECIAL, p. 124-135, 2020. DOI: https://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.124-135.1832. Disponível em: http://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1832. Acesso em: 3 fev. 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/40011-
dc.description.abstractEm virtude da pandemia de COVID-19, causada pelo novo vírus SARS-CoV-2, o tema daeducação a distância ganhou notoriedade, uma vez que o ensino formal no Brasil e no Mundoteve que se adaptar a modalidade não presencial. Desse modo, este ensaio objetiva apresentara modalidade de Educação a Distância (EaD) a partir da Universidade Aberta do Brasil-UAB,discutindo, em específico, a sua história, o financiamento e os profissionais envolvidos. Comometodologia, parte-se de um estudo exploratório, retomando bases históricas e teóricas acercado tema. A fundamentação teórica se assenta, de um lado, nos estudos de especialistas daárea da Educação e das Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação-TDCI e, de outro, nalegislação brasileira desenvolvida a respeito dessa temática. Como resultado parcial,depreende-se que o Programa UAB impactou positivamente a Educação brasileira, sobretudo ooferecimento de cursos do Ensino Superior a distância, só que não é uma estrutura que podeser "copiada" para outras etapas e modalidades da Educação brasileira sem adaptações enovas contribuições no modelo de aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação a distância e Universidade Aberta do Brasil : reflexões e possibilidades para o futuro pós-pandemiapt_BR
dc.title.alternativeDistance education and Universidade Aberta do Brasil : reflections and possibilities for the post-pandemic futurept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordEnsino a distânciapt_BR
dc.subject.keywordUniversidade abertapt_BR
dc.subject.keywordModalidade não presencialpt_BR
dc.rights.licenseRevista Thema - Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos. (CC BY NC).pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15536/thema.V18.Especial.2020.124-135.1832pt_BR
dc.description.abstract1As a result of the COVID-19 pandemic, the new SARS-CoV-2 virus occurred, the topic ofdistance education gained notoriety, since formal education in Brazil and the world had toadapt non-face-to-face modality. Thus, this essay objective to present the form of DistanceEducation (DE) from the Universidade Aberta do Brasil (UAB), specifically discussing its history,funding and the professionals involved. As a methodology, this essay parts of an exploratorystudy, the control of historical and theoretical bases on the subject. The theoretical basis isbased, on the one hand, on the studies of specialists in the field of Education and DigitalTechnologies of Communication and Information (TDCI) and, on the other hand, on thedeveloped Brazilian legislation and respect for this theme. As a partial result, it appears thatthe UAB Program positively impacted Brazilian Education, especially the provision of distance learning Higher Education courses, only it is not a structure that can be "copied" to otherstages and modalities of Brazilian Education without adaptations and new contributions in thelearning model.pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-4627-9989pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-8656-2124pt_BR
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar el registro sencillo del ítem " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/40011/statistics">



Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.