Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/39666
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_EspacoGeograficoInterdisciplinaridade.pdf308,41 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorKunz, Sidelmar Alves da Silva-
dc.contributor.authorCastioni, Remi-
dc.date.accessioned2020-11-26T18:48:02Z-
dc.date.available2020-11-26T18:48:02Z-
dc.date.issued2017-01-25-
dc.identifier.citationKUNZ, Sidelmar Alves da Silva; CASTIONI, Remi. Espaço geográfico e interdisciplinaridade: natureza do conhecimento geográfico no saber escolar. Revista Brasileira de Educação em Geografia, v. 6, n. 12, p. 53-73, 25 jan. 2017. Disponível em: http://www.revistaedugeo.com.br/ojs/index.php/revistaedugeo/article/view/388. Acesso em: 26 nov. 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unb.br/handle/10482/39666-
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é relacionar os pressupostos da categoria espaço geográfico com a perspectiva interdisciplinar de lidar com o conhecimento científico. Tal investigação visa contribuir para o aprimoramento do debate a respeito do saber geográfico que, em virtude das transformações sociais, demanda superação dos novos desafios no cenário do escolar. Este estudo é norteado pela compreensão epistemológica, num viés crítico, sobre a natureza do conhecimento geográfico a partir de pesquisa bibliográfica com vistas a explorar conceitos filosóficos, educacionais e geográficos que envolvam essa temática. As reflexões apontam que o espaço geográfico como objeto específico de análise geográfica é, concomitantemente, um potencial integrador das dimensões da realidade e, por conseguinte, da interdisciplinaridade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEspaço geográfico e interdisciplinaridade : natureza do conhecimento geográfico no saber escolarpt_BR
dc.title.alternativeGeographic space and interdisciplinarity : nature of geographical knowledge in school culturept_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordInterdisciplinaridadept_BR
dc.subject.keywordEspaço geográficopt_BR
dc.subject.keywordConhecimento geográficopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida a Biblioteca Central da Universidade de Brasília pelos autores, em 17 de novembro de 2020, para disponibilizar a obra, gratuitamente, para fins acadêmicos e não comerciais (leitura, impressão e/ou download) a partir desta data. A obra continua protegida por Direito Autoral e/ou por outras leis aplicáveis. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this work is to relate the assumptions of geographical space category with in a interdisciplinary perspective of dealing with scientific knowledge. This research aims to contribute to the improvement of the debate about geographical knowledge, influenced by of social changes, demands to overcome the new challenges in the school setting. This study is guided by epistemological understanding, at a critical bias, the nature of geographical knowledge from literature in order to explore philosophical, educational and geographical concepts involving this topic. The first results suggest that the geographical space as a specific object of geographical analysis is concurrently an integrator of dimensions of reality and therefore of interdisciplinarity.pt_BR
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)-
dc.description.unidadeDepartamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/39666/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.