Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/33630
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier TailleFormat 
ARTIGO_LambadaoBreakingBorders.pdf480,09 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorBarros, Lidiane Freitas dept_BR
dc.contributor.authorOsório, Patricia Silvapt_BR
dc.contributor.authorDias, Juliana Brazpt_BR
dc.date.accessioned2019-01-02T13:55:20Z-
dc.date.available2019-01-02T13:55:20Z-
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.citationBARROS, Lidiane Freitas de; OSORIO, Patricia Silva; DIAS, Juliana Braz. Lambadão: breaking the borders of the periphery. Vibrant, Virtual Brazilian Anthropology, Brasília, v. 15, n. 1, e151404, 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1809-43412017v15n1a404. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43412018000100404&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 maio 2019. Epub Oct 22, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/33630-
dc.description.abstractFormas não hegemônicas de produção musical têm surgido em regiões periféricas do Brasil, como é o caso do lambadão, no estado de Mato Grosso. O lambadão é produto de camadas populares que, sem esperar por reconhecimento da indústria cultural, mas em diálogo com ela, lançam mão de artifícios próprios para fazer sua música ecoar. O objetivo do artigo é analisar os modos como se articula e se projeta o lambadão nas periferias de Cuiabá e Várzea Grande. A gravação de CDs ao vivo ou em estúdios caseiros e a reprodução e venda dos discos por camelôs são dinâmicas acionadas para produzir e divulgar esse gênero musical. Longe de serem meras respostas a uma situação de precariedade e marginalidade no campo da produção cultural, essas dinâmicas se revelam como práticas criativas que atendem a sistemas de valores diferenciados.pt_BR
dc.language.isoenpt_BR
dc.publisherAssociação Brasileira de Antropologia (ABA)pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleLambadão : breaking the borders of the peripherypt_BR
dc.title.alternativeO lambadão: rompendo as fronteiras da periferia-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordLambadãopt_BR
dc.subject.keywordPeriferiapt_BR
dc.subject.keywordCultura popularpt_BR
dc.subject.keywordProdução musicalpt_BR
dc.rights.licenseVibrant: Virtual Brazilian Anthropology - (CC BY) - This is an open-access article distributed under the terms of the Creative Commons Attribution License. Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-43412018000100404&lng=en&nrm=iso&tlng=en . Acesso em: 02 maio 2019.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/1809-43412017v15n1a404pt_BR
dc.description.abstract1Non hegemonic forms of musical production have appeared in peripheral regions of Brazil, such as the lambadão genre in the Mato Grosso state. Lambadão is a product of the lower classes that, without expecting recognition from the cultural industry, but in dialog with it, use their own devices to have their music be heard. The objective of this article is to analyze how lambadão is articulated and projected in the peripheries of Cuiabá and Várzea Grande. The recording of CDs at live performances or in home studios and the reproduction and sale of the recordings by street vendors are dynamic processes used to produce and promote this musical genre. Far from being mere responses to a situation of precariousness and marginality in the field of cultural production, these processes are creative practices that attend to differentiated value systems.-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/33630/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.