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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorPaula, Maristela Franchetti dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Anadalvo Juazeiro dospt_BR
dc.contributor.authorTimofeiczyk Junior, Romanopt_BR
dc.contributor.authorHoeflich, Vitor Afonsopt_BR
dc.contributor.authorSilva, João Carlos Garzel Leodoro dapt_BR
dc.contributor.authorÂngelo, Humbertopt_BR
dc.date.accessioned2017-12-07T05:14:58Z-
dc.date.available2017-12-07T05:14:58Z-
dc.date.issued2016-09pt_BR
dc.identifier.citationPAULA, Maristela Franchetti de et al. Análise da competitividade das exportações brasileiras de mel natural, segundo o modelo constant market share e o índice de vantagem comparativa revelada. Revista Ceres, Viçosa, v. 63, n. 5, p. 614-620, set./out. 2016. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000500614&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 15 mar. 2018. doi: http://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201663050004.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/30009-
dc.description.abstractO objetivo deste estudo foi analisar os indicadores de competitividade no comércio exterior do produto mel natural, entre 2000 e 2011. Em 2000, o Brasil iniciou a inserção desse produto no mercado internacional, ganhando rápida projeção como país exportador. No entanto, ainda ocupa posição intermediária entre os principais exportadores mundiais. O problema analisado neste estudo está relacionado com a competitividade desse produto, no mercado, a partir de indicadores econômicos. Os procedimentos metodológicos utilizados para verificar a competitividade foram o modelo constant market share e o índice de vantagem comparativa revelada (IVCR). Constatou-se que o quantum e o valor exportado apresentam tendência de crescimento e de flutuações no mercado internacional. No período estudado, a China e a Argentina destacavam-se como os principais exportadores mundiais de mel natural e o Brasil era o sétimo maior exportador. Conclui-se que o País apresenta competitividade no mercado externo de mel natural e padrões de eficiência e de utilização de recursos semelhantes aos vigentes no mundo, além de potencial para ampliar sua participação, com um produto competitivo e diferenciado.pt_BR
dc.language.isoptpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Viçosapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise da competitividade das exportações brasileiras de mel natural, segundo o modelo constant market share e o índice de vantagem comparativa reveladapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the competitiveness of Brazilian exports of natural honey, according to the constant market share model and the revealed comparative advantage index-
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMel de abelhapt_BR
dc.subject.keywordCompetitividadept_BR
dc.rights.licenseRevista Ceres - Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons (CC BY 4.0). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-737X2016000500614&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 mar. 2018.-
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/0034-737x201663050004pt_BR
dc.description.abstract1The objective of this paper is to analyze the indicators of competitiveness in foreign trade of natural honey product between the years 2000-2011. Brazil, from 2000, initiated the insertion of this product in the international market, gaining rapid recognition as the exporting country, however, still occupies an intermediate position between the world's major exporters. The problem to be studied is the competitiveness this product in the international market from economic indicators. The methodological procedures used to verify the competitiveness abroad are the Constant Market Share Model and Index of Revealed Comparative Advantage (IVCR). It was observed that the quantum and export value have a tendency of growth and fluctuations in the international market. The main exporters are China and Argentina, Brazil is the seventh exporter in the study period. We conclude that Brazil has competitiveness in foreign markets natural honey and standards of efficiency and use of resources similar to those prevailing in the world, and has the potential to increase its share, with a competitive and differentiated product.-
Aparece en las colecciones: Artigos publicados em periódicos e afins

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