Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/25189
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_AprendizagemGenesePratica.pdf803,17 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorSautchuk, Carlos Emanuel-
dc.date.accessioned2017-11-05T14:42:40Z-
dc.date.available2017-11-05T14:42:40Z-
dc.date.issued2015-07-
dc.identifier.citationSAUTCHUK, Carlos Emanuel. Aprendizagem como gênese : prática, skill e individuação. Horizontes Antropológicos, Rio Grande do Sul, v. 21, n. 44, p. 109-139, jul./dez. 2015. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832015000200109&lng=en&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 19 out. 2017. doi: http://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832015000200006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/25189-
dc.description.abstractA partir dos processos de construção da pessoa de pescadores costeiros e de lago no estuário do Amazonas, este artigo trata sobre abordagens da aprendizagem na antropologia. São discutidas alternativas ao tratamento da aprendizagem como socialização ou transmissão de conhecimento e à distinção formal/informal, apresentando propostas etnograficamente fundamentadas e centradas na prática. Em seguida, trata-se dos potenciais e limites da noção de skill, que amplia o foco deste debate para abarcar a relação dos organismos-pessoas com animais não humanos, ambientes, objetos, etc. Depois, faz-se uma aproximação à noção de individuação, do filósofo da técnica G. Simondon, e das implicações de sua proposta ontogenética para a compreensão do anthropos e da aprendizagem. Nesses termos, e sempre com base na comparação entre os pescadores amazônicos, defende-se a ideia da aprendizagem como gênese simultânea da pessoa e de um sistema de relações.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGSpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAprendizagem como gênese : prática, skill e individuaçãopt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordAprendizagempt_BR
dc.subject.keywordIndividuaçãopt_BR
dc.subject.keywordPescapt_BR
dc.subject.keywordAptidãopt_BR
dc.rights.licenseHorizontes Antropológicos - Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional (CC BY). Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-71832015000200109&lng=en&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 19 out. 2017.pt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/S0104-71832015000200006pt_BR
dc.description.abstract1This article describes and reflects on approaches to learning in anthropology based on person-making processes among coast and lake fishermen in the Amazon estuary. It discusses alternatives to perspectives on learning as socialization or knowledge transmission and to the formal-informal divide by putting forth an ethnographically grounded, practice-centered approach. I comment on the potentials and limits of the notion of skill, which broadens the scope of debates on learning to encompass relations between organisms-persons and non-human animals, environments, and objects. Finally, I evoke Gilbert Simondon’s notion of individuation and his ontogenetic proposal for understanding the anthropos and learning. Drawing on this literature and on a comparison between Amazonian fishermen, I put forth a notion of learning as the simultaneous genesis of a person and of a system of relations.pt_BR
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/25189/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.