Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/24929
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_InteresseModernoFolclore.pdf731,38 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorSautchuk, João Miguel Manzolillo-
dc.date.accessioned2017-11-01T12:05:05Z-
dc.date.available2017-11-01T12:05:05Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSAUTCHUK, João Miguel. Interesse moderno pelo folclore: nação e cultura no Mapa Musical do Brasil da gravadora Marcus Pereira. Anuário Antropológico, Brasília, n. 1, p. 261-288, 2012. Disponível em: <https://aa.revues.org/297>. Acesso em: 19 out. 2017. doi: 10.4000/aa.297.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/24929-
dc.description.abstractAnaliso a construção de uma imagem de nação no “Mapa Musical do Brasil” produzido pela gravadora Discos Marcus Pereira entre 1972 e 1976. Tal representação da nacionalidade brasileira colocava a “cultura popular” como guardiã da autenticidade cultural do país. A análise volta-se, por um lado, para as idéias de nacionalidade e de cultura popular sustentadas pelos integrantes da gravadora e para a articulação dessas representações no processo de produção dos discos. Por outro, olha o disco enquanto objeto de consumo que propõe um ato de música por meio da fusão de sistemas de significados (som, imagem, texto) e como dispositivo simbólico que suscita, nesse caso, uma experiência da nacionalidade.pt_BR
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Antropologia Social - PPGAS, Universidade de Brasíliapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleInteresse moderno pelo folclore : nação e cultura no Mapa Musical do Brasil da gravadora Marcus Pereirapt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.subject.keywordMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subject.keywordCultura popularpt_BR
dc.subject.keywordNacionalismopt_BR
dc.rights.licenseAutorização concedida ao Repositório Institucional da Universidade de Brasília (RIUnB) pela editora, em 18 de dezembro de 2014, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0 Unported, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. Fonte: https://aa.revues.org/297. Acesso em: 19 out. 2017.pt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.4000/aa.297pt_BR
dc.description.abstract1analyze the construction of an image of nation in the Mapa Musical do Brasil, produced by the Discos Marcus Pereira recording company between 1972 and 1976. This representation of Brazilian nationality had “popular culture” as the guardian of the country’s cultural authenticity. My analysis focuses, on the one hand, on the ideas of nationality and popular culture held by the members of the recording company and how these ideas with articulated with the process of record production. On the other hand, it regards the record as a consumption object that proposes a musical act by intertwining different systems of meaning (sound, image, text) and as a symbolic device that, in this case, arouses feelings of nationality.pt_BR
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/24929/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.