Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/14445
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
2013_AlissonAraujoAlmeida.pdf2,71 MBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.advisorCarneiro, Felicia Johansson-
dc.contributor.authorAlmeida, Alisson Araújo de-
dc.date.accessioned2013-10-30T11:07:03Z-
dc.date.available2013-10-30T11:07:03Z-
dc.date.issued2013-10-30-
dc.date.submitted2013-07-17-
dc.identifier.citationALMEIDA, Alisson Araújo de. Máscara: estratégia de composição física em texto de representação. 2013. vi, 104 f., il. Dissertação (Mestrado em Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/14445-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Arte, 2013.en
dc.description.abstractO presente estudo contempla a farsa, o grotesco e a paródia, que são gêneros que dialogam com a linguagem teatral da máscara na sua estrutura mais abrangente. Através da máscara e por meio das estratégias físicas, o intérprete pode compor um texto de representação, não apenas por meio da perspectiva individual de sua personagem, mas por meio da rede de interações que sua personagem realiza no momento de sua performance no espaço cênico, construindo assim uma intertessitura de ações, ou seja, um texto de representação. Neste treinamento percebi as possibilidades de escritas que se apresentam, chegando a compreender que as estratégias podem compor texto de representação por meio de improvisações com máscara, ou gerando vocabulário físico que pode ser reapropriado em outras situações cênicas. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study contemplates the farce, the grotesque and the parody which are genres that establish dialogue with the theatrical language of the mask in its more comprehensive structure. With the use of the mask and through physical strategies the actor can compose a performance text, not only within the individual perspective of his character, but by means of the network of interactions that his character realizes while he acts in the theatrical space, constructing an intertessitura of actions, namely, a performance text. In this training I realized the compositional possibilities that revealed themselves, coming to understand that these strategies can be used to compose a performance text by means of improvisations with mask or generating physical vocabulary that can be reappropriated in other theatrical situations.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleMáscara : estratégia de composição física em texto de representaçãoen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordTeatro (Literatura) - técnicaen
dc.subject.keywordSátiraen
dc.subject.keywordArtes cênicas - representação teatralen
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.en
Collection(s) :Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/14445/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.