Skip navigation
Veuillez utiliser cette adresse pour citer ce document : http://repositorio.unb.br/handle/10482/12975
Fichier(s) constituant ce document :
Fichier Description TailleFormat 
ARTIGO_TrajetoriaGestaoQualidade.pdf237,95 kBAdobe PDFVoir/Ouvrir
Affichage complet
Élément Dublin CoreValeurLangue
dc.contributor.authorAlentejo, Eduardo da Silva-
dc.contributor.authorBaptista, Sofia Galvão-
dc.date.accessioned2013-04-30T20:57:04Z-
dc.date.available2013-04-30T20:57:04Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationALENTEJO, Eduardo da Silva; BAPTISTA, Sofia Galvão. A trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileiras. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 1, 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/9508>. Acesso em: 25 abr. 2013. DOI: 10.5433/1981‐8920.2012v17n1p132 en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/12975-
dc.description.abstractIntrodução: Trata sobre a trajetória da qualidade nas bibliotecas brasileiras ao longo das últimas décadas. Discorre sobre as mudanças de paradigma e suas características relacionadas com o ‘ideal de qualidade em bibliotecas’. Discorre sobre a busca pela qualidade em bibliotecas brasileiras através de sua trajetória no âmbito da gestão orientada à qualidade. Objetivo: Demonstra como a preocupação com a implantação por melhorias tem sido sistematizada, ao longo do tempo, nas bibliotecas no país. Metodologia: Resultados de revisão retrospectiva de literatura.Resultados: Destaca que os assuntos: Padronização em Bibliotecas; Formação e Desenvolvimento de Coleções; Estudos de Uso e de Usuários; Automação dos Sistemas de Informação, Marketing de Bibliotecas e Gestão da Qualidade relacionam-se com as dimensões e características da qualidade, aplicadas às bibliotecas. Pois, as inúmeras abordagens temáticas ao longo dos anos demonstram que a trajetória da excelência e da qualidade em bibliotecas brasileiras tem sido incorporada nos modelos de gestão em bibliotecas. Conclusões: O entendimento dos aspectos teóricos permite contribuir para a implantação da gestão da qualidade. ______________________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractIntroduction: This paper covers the quality trajectory on Brazilian libraries in the last decades as well as about both paradigm changes and characteristics related to “'Ideal of quality in libraries'. This paper also address about the search for quality in Brazilian libraries based on quality management context. Purpose: Shows how the interests with the improvement of Libraries in Brazil have been systematized over time. Methodology: The results are based on literature review. Results: The results show that the subjects: Standardization in Libraries; Training and Collection Development; Studies of Use and User; Information System Automation; Library Marketing and Quality Management are related to the dimensions and quality characteristics applied to library, since several thematic approaches over the years shows that the excellence and quality trajectory in Brazilian libraries has been adopted in the management library models. Conclusions: To understand theoretical characteristics allows contributing for a quality management implantation. _____________________________________________________________________________________________________________________ RESUMENen
dc.description.abstractIntroducción: Se trata de la trayectoria de la calidad en las bibliotecas de Brasil en las últimas décadas. Describe los cambios de paradigma y sus características relacionadas con el "ideal de calidad en las bibliotecas". Discurre sobre la búsqueda de la calidad en las bibliotecas brasileñas a través de su trayectoria en el ámbito de la gestión orientada para la calidad. Objetivo: Muestra cómo la preocupación por la aplicación de las mejoras han sido organizadas, a lo largo del tiempo, en las bibliotecas en el país. Metodología: Revisión retrospectiva de la literatura. Resultados: Destaca que los temas: Normalización en las Bibliotecas; Formación y Desarrollo de Colecciones; Estudios del Uso y de los Usuarios; Automatización de los Sistemas de Información; Marketing de las Bibliotecas y Gestión de la Calidad se refieren a las dimensiones y características de la calidad, aplicadas a las bibliotecas. Los numerosos enfoques temáticos en los últimos años muestran que la trayectoria de la excelencia y de la calidad en las bibliotecas brasileñas se ha incorporado en los modelos de gestión en las bibliotecas. Conclusiones: La comprensión de los aspectos teóricos permite contribuir a la aplicación de la gestión de calidad.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL)en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA trajetória da gestão pela qualidade nas bibliotecas brasileirasen
dc.title.alternativeThe trajectory of management for the quality in Brazilian librariesen
dc.title.alternativeLa trayectoria de la gestión por la calidad en las bibliotecas brasileñasen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordBibliotecas - planejamentoen
dc.subject.keywordBibliotecas - administraçãoen
dc.subject.keywordGestão da qualidade totalen
dc.rights.licenseInformação & Informação - Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/index. Acesso em: 25 abr. 2013.en
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.5433/1981‐8920.2012v17n1p132 en
dc.description.unidadeFaculdade de Ciência da Informação (FCI)-
Collection(s) :Artigos publicados em periódicos e afins

Affichage abbrégé " class="statisticsLink btn btn-primary" href="/handle/10482/12975/statistics">



Tous les documents dans DSpace sont protégés par copyright, avec tous droits réservés.