http://repositorio.unb.br/handle/10482/10387| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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| 2012_FaustoBatistaMendoca.pdf | 89,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | 
| Título: | Análise de perigo de movimentos gravitacionais de massa do Tálus do maciço de Itatiaia associado à implantação de trem de alta velocidade : TAV Brasil | 
| Autor(es): | Mendonça, Fausto Batista | 
| Orientador(es): | Diniz, Noris Costa Baptista, Gustavo Macedo de Mello | 
| Assunto: | Geomorfologia Tálus (Geologia) Sensoriamento remoto Geologia - avaliação de riscos Movimentos gravitacionais de massa | 
| Data de publicação: | 7-mai-2012 | 
| Data de defesa: | 13-mar-2012 | 
| Referência: | MENDONÇA, Fausto Batista. Análise de perigo de movimentos gravitacionais de massa do Tálus do maciço de Itatiaia associado à implantação de trem de alta velocidade: TAV Brasil. xvi, 191 f., il. Dissertação(Mestrado em Geociências)-Universidade de Brasília, Brasília, 2012. | 
| Resumo: | O projeto do trem de alta velocidade a ser construído no Brasil ligará a cidade de Campinas, no estado de São Paulo, à cidade do Rio de  Janeiro. Trata-se de uma obra  linear  inédita no país, que passará por tipos de terrenos diversos enfrentando condições adversas distintas. Este 
trabalho propõe um mapeamento de risco de deslizamentos na região do  trecho 4 do  traçado inicial, próximo à cidade de Itatiaia no interior do estado do Rio de Janeiro. As cicatrizes de deslizamento  foram  inventariadas por meio de  fotointerpretação. Mapas  temáticos da  região com  dados  de  pedologia,  geomorfologia,  uso  e  cobertura  do  solo,  litologia,  hipsometria  e 
unidades  geológico-geotécnicas  no  buffer  de  2  km,  foram  utilizados  como  dados  para  a álgebra  de  mapas  que  resultou  nos  mapas  de  risco  e  de  perigo  do  trecho  avaliado.  Os resultados apontaram a existência de risco alto à ocorrência de deslizamentos em quase todo o trecho 4. Esse  fato aponta para a necessidade de uma avaliação geotécnica muito cuidadosa 
das  condições  geológicas  das  encostas  que  sofrerão  intervenções  durante  a  obra  de engenharia. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT The design of high speed train to be built in Brazil will connect the Campinas city in São Paulo to Rio de Janeiro city. It is a linear work unprecedented in the Country, wich will go through various types of land experiencing different conditions. This job presents a risk mapping of landslides in the region of the fourth section of the planning route, on a region near the city of Itatiaia in Rio de Janeiro. Landslides were inventoried by meas of photointerpretation. Thematic maps of the region with data from pedology, geomorphology, land use an land cover, lithology, hypsometry and geological/geotechnical units on a 2km buffer were used for the map algebra wich generates the risk and hazard maps. The results indicate the existence of high risk to the ocurrence of landslides in almost section four showing the need of a very thorough geotechnical evaluation of the slopes geological conditions that will suffer interventions during engineering work. | 
| Informações adicionais: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Geociências, 2012. | 
| Aparece nas coleções: | Teses, dissertações e produtos pós-doutorado | 
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