Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9810
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_GreiceCerqueiraNunes.pdf722,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Tempo, espaço e currículo na educação integral : estudo de caso em uma escola do Guará - Distrito Federal
Autor(es): Nunes, Greice Cerqueira
Orientador(es): Bareicha, Paulo Sérgio de Andrade
Assunto: Educação integral
Escolas - organização e administração
Currículos
Data de publicação: 3-Jan-2012
Referência: NUNES, Greice Cerqueira. Tempo, espaço e currículo na educação integral : estudo de caso em uma escola do Guará - Distrito Federal. 2011. 106 f. Dissertação(Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Essa dissertação tem o objetivo de trazer o tema da Educação Integral no contexto de um estudo de caso com as análises de três variáveis: tempo, espaço e currículo. Fatores como a interferência dessas variáveis no processo de ensino-aprendizagem dos alunos, nos aspectos sócio-afetivos dos diferentes atores sociais e na qualidade de ensino dos professores, são aspectos analisados durante o trabalho. A pesquisa mostra disparidades entre os conceitos e as práticas no ambiente escolar da Educação Integral, como a inadequada utilização do tempo, a falta do espaço fora da escola e a imprópria articulação do currículo com a realidade atual. As inovações e construções também fazem parte da investigação, como a boa alimentação, as parcerias estabelecidas, boa infra-estrutura, o pedido dos alunos para que a Educação Integral aconteça de forma mais coerente com o que é apresentado na teoria. Tal trajetória nos apresenta uma realidade em construção e o desejo é poder contribuir para a formação desse processo. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
This dissertation aims to bring the theme of Integral Education in the context of a case study with the analyses of three variables: time, space and curriculum. Factors such as the interference of these variables in the teaching-learning process of students, social-affective aspects of different social actors and in teaching quality of teachers, are aspects analysed during the work. The research shows disparities between the concepts and practices in the school environment of Integral Education, as the inappropriate use of time, lack of space outside of the school and the inappropriate curriculum articulation with the current reality. The innovations and buildings are also part of research, such as good nutrition, the partnerships established, good infrastructure, the students request for the Integral Education happen more consistently with what is presented in theory. This course presents us a reality under construction and the desire is to contribute to the formation of the process.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.