http://repositorio.unb.br/handle/10482/9673
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_PensandoEscolaFormacao.pdf | 152,03 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Pensando a escola : entre a formação e a liberdade |
Autor(es): | Nascimento, Wanderson Flor do |
Assunto: | Escolas Autonomia Diálogos Liberdade |
Data de publicação: | Mai-2006 |
Referência: | NASCIMENTO, Wanderson Flor do. Pensando a escola: entre a formação e a liberdade. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, Brasília, n. 6/7, maio/2006-abr./2007. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/article/view/5188/4362>. Acesso em: 06 dez. 2011. |
Resumo: | Através da problematização das noções de controle – na acepções das sociedades de controle –, autonomia e diálogo, o texto se propõe a repensar, criticamente, a idéia de formação como propiciadora e como experiência ou exercício da liberdade, articulando a escola como espaço onde os encontros propiciem esta formação transformadora rumo a práticas subjetivadoras mais livres, mais autônomas, menos opressoras. ________________________________________________________________________________________________________ RESUMEN A través de la problematización de las nociones de controle – como pensada por Gilles Deleuze –, autonomía y diálogo, esto texto se propone a pensar críticamente la idea de formación como fomentadora y como experiencia o ejercicio de la libertad, mirando la escuela como espacio donde los encuentros fecunden esta formación transformadora hacia prácticas subjectivadoras más libres, mas autónomas, menos opresoras. |
Licença: | A Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação (RESAFE) é licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial 3.0 Unported. Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/resafe/index. Acesso em: 06 dez. 2011. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons