Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9650
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_AprenderBemPossivel.pdf155,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Aprender bem é possível : uma experiência exitosa em Campo Grande – MS
Outros títulos: Learning well is possible : a successful experience at Campo Grande (MS)
Autor(es): Demo, Pedro
Assunto: Aprendizagem
Autoria docente
Autoria discente
Data de publicação: 2010
Referência: DEMO, Pedro. Aprender bem é possível: uma experiência exitosa em Campo Grande – MS. Inclusão Social, Brasília, v. 3, n. 2, p.97-105, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/view/138>. Acesso em: 05 de dez. 2011.
Resumo: Aprender bem é possível, porque não se trata de atividade excepcional ou reservada a cérebros pretensamente superiores. No entanto, a aprendizagem do aluno depende sumamente da aprendizagem do professor. A experiência valorizou decisivamente o professor como mediador crucial da aprendizagem na escola. Foram “especializados” mais de 1.500 docentes (pós-graduação lato sensu), e avaliados todos os 1º e 2º anos, cuidando de aluno por aluno, como exige o Ideb. A metodologia da aprendizagem ressaltou a importância da pesquisa e elaboração própria, sem, porém, adotar qualquer autor específico. Todo professor precisa ser capaz de montar sua própria proposta teórica, alimentá-la/mudá-la durante seu exercício profissional, tendo em vista que uma das habilidades mais requeridas é autoria (teórica e prática). Professor autor significa que é capaz de autonomia própria e de promover a autonomia do aluno. Um dos instrumentos fundamentais foi o “curso de seis dias”, intensivo, no qual os cursistas estudam/pesquisam textos e constroem seus próprios textos (individual e coletivamente), com o objetivo de aprimorar a autoria e construir atividades que podem ser inseridas na prática escolar. O êxito foi demonstrado no 1º lugar no Ideb nacional nos municípios das capitais. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
Learning is quite possible, because it is not an exceptional or to pretense superior brains reserved activity. However, student learning depends mostly on teacher learning. The experience valued decisively the teacher as crucial mediator of school learning. More than 1.500 teachers were “specialized” (a kind of post-graduation lato sensu) and all first and second years were evaluated, taking care of each student, as is required by Ideb. Learning methodology stressed the relevance of research and own elaboration, without, nevertheless, adopting any specific author. Every teacher needs to be able to construct his own theoretical proposal, feed it/change it during his professional exercise, since one of most required abilities is authorship (theoretical and practical). Teacher as author means that he is capable of own autonomy and of promoting student autonomy. One of the fundamental tools was “six days course”, intensive, in which course attendants study/research texts and construct their own texts (individually and collectively), having as objective to improve authorship and construct activities that can be inserted in scholar practice. The success was demonstrated in the first place in national Ideb at state capital municipal districts.
Licença: Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0. (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://revista.ibict.br/inclusao/index.php/inclusao/article/view/138. Acesso em: 05 dez. 2011.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons