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Título: A contradição exclusão/inclusão na sociedade e na escola
Outros títulos: Contradiction exclusion/inclusion in society and in the school
Contradiction exclusion/inclusion dans la société et à l’école
La contradicción exclusión/inclusión en la sociedad y en la escuela
Autor(es): Gracindo, Regina Vinhaes
Marques, Sonirza Correa
Paiva, Olgamir Amância Ferreira de
Assunto: Exclusão social
Educação e Estado
Política pública
Data de publicação: Jan-2005
Referência: GRACINDO, Regina Vinhaes; MARQUES, Sorniza Correa; PAIVA, Olgamir Amância Ferreira de. A contradição exclusão/inclusão na sociedade e na escola. Linhas Críticas, Brasília, v. 11, n. 20, p. 5-25, jan./jun. 2005. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5368/4473>. Acesso em: 09 nov. 2011.
Resumo: Com o entendimento de que a desigualdade social e a concentração de renda no Brasil vêm se acentuando e assumindo formas cada vez mais perversas de exclusão social, o presente artigo tem por objetivo refletir sobre o processo de exclusão na sociedade, em geral, e na educação, em particular. Para tanto, procurou identificar algumas interpretações dadas ao termo exclusão, identificando-o como uma contradição no movimento histórico do sistema capitalista. Além disso, buscou verificar como essa contradição que se implanta na modernidade, manifesta-se no campo da educação, sobretudo, no final do século XX e início do século XXI. Tal como nas políticas públicas globais do Estado, identificou-se o sentido de exclusão subjacente às políticas de educação, como instrumento de mediação para assegurar a estrutura de classes da sociedade capitalista. Procurando identificar políticas públicas de educação básica que visam à inclusão social, surgem alguns programas voltados para o atendimento à população carente, com o objetivo de inserir e manter essa população no sistema educacional, com destaque ao Programa Bolsa-Escola Federal, que se conforma como uma ação para garantia de renda mínima. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
With the understanding that social inequality and income concentration is increasing in Brazil and assuming even more perverse forms of social exclusion, the present article aims to reflect on the process of exclusion in society in general, and in education, in particular. In that sense, it tried to identify some interpretations given to the term exclusion, identifying it as a contradiction in the historical movement of the capitalist system. Moreover, it searched to verify how this contradiction implanted in modern times, manifests itself in the field of education, mainly at the end of the 20th century and beginning of the 21st century. As in the State global public policies, it identified the meaning underlying exclusion in educational policies, as a mediating instrument to maintain the social class structure of the capitalist society. In the search to identify public policies of basic education which aim at social inclusion, some programs appear to be created to care for the low class population, geared towards inserting and keeping this population in the educational system, with emphasis on the Federal Program "Bolsa-Escola" that characterizes itself as an action to guarantee minimum income. ______________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Partant de la compréhension que l’inégalité sociale et la concentration du revenu au Brésil s’accentuent et assument des formes devenant de plus en plus perverses d’exclusion sociale, cet article a comme objectif réfléchir sur le processus d’exclusion dans la société, en général, et dans l’éducation en particulier. A cet effet, il tente d’identifier quelques interprétations données au terme exclusion, en l’identifiant comme une contradiction dans le mouvement historique du système capitaliste. En plus, il cherche à vérifier comment cette contradiction, implantée dans les temps modernes, se manifeste dans le champs de l’éducation et surtout en fin du siècle XX et début du siècle XXI. Telle comme dans le cas des politiques publiques globales de l’État, il identifie le sens de l’exclusion sousjacente aux politiques d’éducation, comme instrument de médiation pour appuyer la structure de classes de la société capitaliste. En procurant identifier les politiques publiques d’éducation de base qui visent l’inclusion sociale, surgent quelques programmes qui prétendent donner une réponse à la population de bas niveau ayant comme objectif d’insérir et maintenir cette population dans le système éducationnel, mettant l’enfase sur le Programme Fédéral Bourse-École qui se présente comme une action pour garantir le salaire minimum. ______________________________________________________________________________ RESUMEN
Con el entendimiento de que la desigualdad social y la concentración de renta en Brasil se sigue acentuando y tomando formas cada vez más perversas de exclusión social, el presente artículo tiene como objetivo reflexionar acerca del proceso de exclusión en la sociedad, en general, y en la educación, en particular. Para eso, intentó identificar algunas interpretaciones dadas al término exclusión, identificando-lo como una contradicción en el movimiento histórico del sistema capitalista. Además de eso, buscó verificar como esa contradicción que se implanta en la modernidad se manifiesta en los campos de la educación, sobretodo al final del siglo XX y al inicio del siglo XXI. Tal como en las políticas públicas globales del estado, se identificó el sentido de exclusión subyacente a las políticas de educación como instrumento de mediación para asegurar la estructura de clases de la sociedad capitalista. Buscando identificar políticas públicas de educación básica que visen la inclusión social, surgen algunos programas voltados para el atendimiento a la población carente, con el objetivo de insertar y mantener esa población en el sistema educacional, con destaque para el Programa Bolsa-Escuela Federal, que se conforma como una acción para garantizar renta mínima.
Licença: Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 (Attribution 3.0 Unported (CC BY 3.0)). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/5368/4473. Acesso em: 09 nov 2011.
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