http://repositorio.unb.br/handle/10482/9573
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ARTIGO_CrencasAprendizagemLinguas.pdf | 124,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Título: | Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor |
Autor(es): | Bomfim, Bernadette Barbara Sebastian Barga Conceição, Mariney Pereira |
Assunto: | Professores - formação Língua inglesa - estudo e ensino |
Data de publicação: | 2009 |
Referência: | BOMFIM, Bernadette Barbara Sebastian Barga, CONCEIçãO, Mariney Pereira. Crenças de aprendizagem de línguas e a formação reflexiva do professor. Revista Horizontes de Linguística Aplicada, Brasília, v. 8, n. 1, 2009. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/article/view/2951/2564>. Acesso em: 07 Nov. 2011. |
Resumo: | Neste artigo, discutimos a importância do construto crenças, seu conceito e características, destacando a importância das crenças na formação reflexiva de
professores de línguas. Ressaltamos, através de uma discussão das relações entre
crenças, experiências, contexto e a prática do professor, a importância da reflexão
acerca das crenças e suas implicações para o processo de formação de professores. Duas
implicações podem ser levantadas a partir das discussões aqui propostas: a primeira
refere-se à influência que as crenças e experiências anteriores de aprendizagem podem
exercer sobre a prática pedagógica do professor, baseado em Johnson (1994), Richards e
Lockhart (1996) e Zeichner (1983, 1999); e a segunda trata do papel do contexto de
ensino como uma força que interage com as crenças do professor e, conseqüentemente,
com sua prática docente. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT In this article, we discuss the importance, concepts, and characteristics of beliefs, highlighting their significance for reflection in language teacher education, by presenting a theoretical review of studies on the relationship between beliefs, experience, context, and teacher practice. The assumptions presented call attention to the importance of the construct and implications for language teacher education: first, that experiences and beliefs affect teachers´ actions, according to Johnson (1994), Richards and Lockhart (1996), and Zeichner (1983, 1999); and second, the contexts in which teachers operate interact with their beliefs and consequently with their teaching practices. |
Licença: | A revista Horizontes de Linguística Aplicada está sob licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Unported (CC BY-NC-ND 3.0). Fonte: http://seer.bce.unb.br/index.php/horizontesla/index. Acesso em: 07 nov. 2011. |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons