Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9562
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_SergioEmidioAzevedoCampos.pdf4,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBuzar, Márcio Augusto Roma-
dc.contributor.authorCampos, Sérgio Emídio de Azevêdo-
dc.date.accessioned2011-11-01T19:55:57Z-
dc.date.available2011-11-01T19:55:57Z-
dc.date.issued2011-11-01-
dc.date.submitted2011-07-14-
dc.identifier.citationCAMPOS, Sérgio Emídio de Azevêdo. Gestão do processo de projetos de edificações em instituição federal de ensino superior: estudo de caso no Ceplan/UnB. 2011. v, 208 f., il. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9562-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, 2011.en
dc.description.abstractEste trabalho analisou a gestão do processo de projetos em uma Instituição Federal de Ensino Superior desde a fase inicial – correspondente à concepção do projeto arquitetônico, até a fase final de elaboração dos projetos executivos de arquitetura e de engenharia. O referencial teórico abordou definições vinculadas ao assunto e voltadas para temas relacionados a projetos de edificação, para situar a pesquisa em sua investigação. Considerando-se a importância da gestão no processo de projetos, cujo produto final – a edificação – deve ser entregue ao usuário com o cumprimento dos mínimos requisitos de qualidade, foi utilizado, como diretriz para a definição das fases de projeto, o Manual de Escopo de Serviços para Coordenação de Projetos, da Associação Brasileira dos Gestores e Coordenadores de Projetos (AGESC). A metodologia utilizada, de abordagem qualitativa, permitiu, a partir de análise documental, de entrevistas realizadas com uso de roteiro e da aplicação de questionário, realizar um diagnóstico da situação atual e elaborar sugestões de melhorias no processo de elaboração de projetos da universidade. Na análise dos dados, as respostas do questionário apontaram que a implantação de sistemas de gestão da qualidade pode propiciar melhorias no processo e contribuir para a qualidade dos projetos, permitindo aperfeiçoar também a relação entre os projetistas e destes com os usuários. Também foi apontada pelos projetistas, como fundamental para a qualidade da gestão do processo, a necessidade de se formalizar e documentar os procedimentos de elaboração dos projetos e, consequentemente, padronizar esses procedimentos. Concluiu-se, então, que existe a urgente necessidade de adotar medidas no sentido de contribuir para o desenvolvimento de projetos de elevada qualidade e construtibilidade. Tais medidas terão impacto direto no desempenho das dificações, bem como no atendimento às expectativas de satisfação dos usuários finais. ______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis study analyzed the management of the process of projects at a Federal Institution of Superior Education since an early stage – representing the architectural design of the project – until the final preparation stages of the architecture and engineering executive projects. The theoretical definitions related to the subject addressed and focused on issues related to building projects, to situate this study in its research. Considering the importance of management in the process of project, which final product – the building – must be delivered to the user with the fulfillment of the minimum quality requirements, was used, as a guideline for defining the project phases, the Scope Manual of Services for Project Coordination, of the Brazilian Association of Managers and Coordinators of Project (AGESC). The used methodology of qualitative approach allowed, from document analysis, interviews made by the support of a script and the use of a questionnaire, a diagnosis of current situation and develop suggestions for improvements in the process of projects elaboration of the university. In data analysis, the questionnaire answers indicated that the implementation of quality management systems can provide improvements in the process and contribute to the projects quality, also allowing the improvement of the relation of the designers among themselves and between users and designers. The need to formalize and document procedures for preparation projects, and consequently standardize these procedures, was also pointed out by designers as fundamental to the quality of the process management. So, it can be conclude that there is an urgent need to adopt measures to contribute to the development of high quality projects and construction methods. Such measures will have direct impact on the buildings performance, as well as in the attending of the expectations of end-user satisfaction.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleGestão do processo de projetos de edificações em instituição federal de ensino superior : estudo de caso no Ceplan/UnBen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordArquiteturaen
dc.subject.keywordAdministração de projetosen
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.