Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9547
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RoseleneFatimaConstantino.pdf509,23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: O eixo letramento no currículo de educação básica do Distrio Federal : ensino médio
Autor(es): Constantino, Roselene de Fátima
Orientador(es): Bortoni-Ricardo, Stella Maris
Assunto: Letramento
Currículos
Educação - Distrito Federal (Brasil)
Data de publicação: 31-Out-2011
Referência: CONSTANTINO, Roselene de Fátima. O eixo letramento no currículo de educação básica do Distrio Federal: ensino médio. 2011. 94 f., il. Dissertação (Mestrado em Educação)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar a aplicabilidade de um dos eixos – Letramento - do Currículo de Educação Básica do Distrito Federal elaborado no ano de 2008 pela SEDF - Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal – a partir da pergunta: como os professores estão trabalhando a língua portuguesa, a partir do eixo letramento no ensino médio, na perspectiva desse currículo. Assim, foi necessária uma investigação do currículo utilizado pela SEDF e do conceito do que seja letramento para verificar as novas perspectivas educacionais que esse conceito pode criar para o professor na sala de aula, além de ampliar o olhar a respeito das mediações pedagógicas e o local onde elas ocorrem, isto é, o cotidiano da sala de aula. Por fim, foram analisadas aulas em diferentes escolas do ensino médio do Distrito Federal, sendo entrevistados dois professores de escolas diferentes, um grupo focal, reunindo professores, diretores e coordenadores, em uma conversa onde eles fazem uma análise da sua prática pedagógica, uma entrevista com um vice-diretor e, por fim, uma ex-diretora da DEM - Divisão de Ensino Médio - da SEDF. É importante ressaltar que a análise de todos esses dados coletados permitiu ter uma visão real da prática da sala de aula e dos vários recursos pedagógicos utilizados pelos professores regentes e pelos profissionais que trabalham na parte técnico-pedagógica da SEDF. Permitiu, ainda, concluir que o eixo Letramento não tem sido plenamente compreendido. Sua aplicabilidade tem ficado prejudicada por falta de infraestrutura e de maior motivação dos alunos. ______________________________________________________________________________ ABSTRACT
The purpose of this work is to investigate the adequacy of literacy as an axis of the Curriculum of the Basic Education, which was developed by the Department of Education of the Federal District – SEDF - in 2008. The research question was: How are the teachers working with the Portuguese Language taking into account the axis of literacy? In order to answer it, it was necessary to examine the curriculum, to find out the new educational perspectives that it would create for the teachers in the classroom, and to examine their actions in the classroom. Several schools were visited, two teachers were interviewed and a focal group, including coordinators, school principals and a former director of the High School Division of SEDF was carried out. The analysis of the data a real picture of the classroom and led to the conclusion that the concept of literacy has not as yet been fully understood by the teachers. Moreover, its adequacy has been hampered by problems of the schools’ infrastructure and by the lack of motivation of the students.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2011.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Educação
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.