Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9490
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_IsmêniaPereiradaCostaSantana.pdf648,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCyntrão, Sylvia Helena-
dc.contributor.authorSantana, Ismênia Pereira da Costa-
dc.date.accessioned2011-10-19T13:11:01Z-
dc.date.available2011-10-19T13:11:01Z-
dc.date.issued2011-10-19-
dc.date.submitted2011-06-28-
dc.identifier.citationSANTANA, Ismênia Pereira da Costa. A voz do feminino na poesia contemporânea de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica Torres.2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Literatura)—Universidade de Brasília, Brasília,2011.en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9490-
dc.descriptionDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2011.en
dc.description.abstractO objetivo desta pesquisa é detectar em textos poéticos selecionados de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica Torres o lugar do qual o sujeito enunciador constrói seu discurso e como se posiciona perante as demandas da contemporaneidade. Analisar a manifestação poética feminina, canônica e não-canônica, na poesia brasileira contemporânea de autoria feminina, direcionando também um olhar para as vozes femininas presentes na canção popular brasileira. Perceber como esse sujeito histórico formula seu discurso e trabalha a linguagem para produzir sentidos e construir sua história. Compreende-se que o processo de globalização encontra-se intimamente relacionado às transformações sociais, culturais e individuais vivenciadas neste tempo contemporâneo, que denota a fluidez das fronteiras de centro e margens, nas quais o deslocamento e o descentramento constituem o universo contemporâneo. Para suporte conceitual, os teóricos com os quais trabalho são Zygmunt Bauman (2001), Stuart Hall (2001), Linda Hutcheon (1991) e Anthony Giddens (1991). Eles concordam que esta época é o período das incertezas, das fragmentações e das desconstruções devido a fatores sociais como as modificações sistêmicas do capitalismo, da cultura informatizada, e a fatores individuais como o descentramento e fragmentação na concepção de sujeitos. Em suma, perceber como este “eu”, o sujeito feminino, manifesta-se no momento globalizado contemporâneo e se torna fator relevante para que se possa discuti-lo nas suas representações dialógicas e simbólicas. _______________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThe aim of this study is to find in poetic texts written by Adélia Prado, Adriana Calcanhotto and Angelica Torres the place where the enunciator subject builds her speech, as well as her position facing contemporary demands. Thus, an analysis of either canonic or non-canonic female poetic manifestations is performed, regarding Brazilian contemporary poetry by female authors, also focusing on female voices present in Brazilian popular songs, in order to perceive how this historical subject designs her speech and works on language to make sense and build her story. It is understood the globalization process is closely related to social, cultural, and individual changes experienced in such contemporary moment, which denotes the existence of a thin line between center and borders, where displacement and decentralization compose the contemporary universe. The authors supporting the theoretical basis of this study: Zygmunt Bauman (2001), Stuart Hall (2001), Linda Hutcheon (1991), and Anthony Giddens (1991) agree that the epoch we live in is seen as the age of uncertainties, fragmentations, and deconstructions, due to social factors, such as systemic changes in capitalism, in computing culture, and individual factors, such as decentralization and fragmentation in subjects‟ conception. In short, perceiving how this “self”, the female subject, expresses herself in the contemporary globalised moment becomes a relevant issue to discuss this subject in her dialogic and symbolic representations.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titleA voz do feminino na poesia contemporânea de Adélia Prado, Adriana Calcanhotto e Angélica Torresen
dc.typeDissertaçãoen
dc.subject.keywordPrado, Adéliaen
dc.subject.keywordPoesia brasileira - mulheresen
dc.subject.keywordCalcanhotto, Adriana, 1965-en
dc.subject.keywordMúsica popular - Brasilen
dc.subject.keywordTorres, Angélicaen
dc.description.unidadeInstituto de Letras (IL)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria Literária e Literaturas (IL TEL)pt_BR
dc.description.ppgPrograma de Pós-Graduação em Literaturapt_BR
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro simples do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.