Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9457
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CriticaTeoriasClassicas.pdf152,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo
Outros títulos: A critial argument on classical learning theories and on the way they are expressed in educational practices
Une critique aux théories classiques d’appentissage et leur expression dans le champs éducatif
Una crítica a las teorías clásicas del aprendizaje y a su expresión en el campo educativo
Autor(es): Mitjáns Martínez, Albertina
Tacca, Maria Carmen Villela Rosa
Tunes, Elizabeth
Assunto: Psicologia
Educação
Aprendizagem
Teorias da aprendizagem
Data de publicação: Jan-2006
Referência: MITJÁNS MARTINEZ, Albertina; TACCA, Maria Carmen Villela Rosa; TUNES, Elizabeth. Uma crítica às teorias clássicas da aprendizagem e à sua expressão no campo educativo.Linhas Críticas, Brasília, v. 12, n. 22, p.109-130, jan./jun. 2006. Disponível em: <http://seer.bce.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/1688>. Acesso em: 22 ago. 2011.
Resumo: Neste trabalho, tem-se o intuito de buscar compreender modos de interpenetração da psicologia e da educação. A reflexão é tecida tomando-se as teorias da aprendizagem como o cenário de um ciclo de produção teórica da psicologia, buscando-se fios das meadas em modos concretos com que professores e estudantes afirmam suas práticas no campo da educação. Tendo como fundamento a perspectiva histórico-cultural da psicologia, é feito um exame crítico das teorias de aprendizagem mais conhecidas, procurando-se demonstrar seus pontos de convergência e seus limites para tratar da diversidade das formas de aprendizagem humanas, especialmente as que acontecem no âmbito da instituição escolar. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT
In this paper, we aim at comprehending the ways in which psychology and education interpenetrate each other. The reflection is based on learning theories which serve as the scenario of a cycle of theoretical production in psychology, in search of the main line of thinking of concrete ways in which teachers and students carry out their practices in education. With psychology's historical-cultural perspective as a basis, a critical examination of the most known learning theories is made while trying to demonstrate their convergences and their limits in treating the diversity of human learning types, especially the ones that take place inside the school institution. _______________________________________________________________________________ RÉSUMÉ
Dans ce travail, nous cherchons à comprendre les façons par lesquelles la psychologie et l'education s'interpenetrent l'une avec l'autre. La réflection est basée sur les théories d'apprentissage qui servent de cénario pour un cycle de production théorique en psychologie, tout en cherchant les fils conducteurs des manieres par lesquelles les maitres et les étudiants affirment leurs pratiques en éducation. Utilisant la perspective psychologique historique-culturelle comme fondement, un examen critique des théories d'apprentissage plus connues est fait tout en essayant de démontrer leurs convergences et leurs limites en traitant la diversité des formes d'apprentissage humain, spécialement celles qui prennent place au sein de Institution école. _______________________________________________________________________________ RESUMEN
En este trabajo se intenta compreender algunas de las formas de interpenetración entre Psicologia y Educación. El escenario para la reflexión lo constituyen las teorías de aprendizaje como un ciclo de producción teórica de la Psicologia, siendo el hilo conductor la búsqueda de las formas concretas en que profesores y estudiantes afirman sus prácticas en el campo de la Educación. A partir de la Teoria histórico-cultural de la Psicología se hace un análisis crítico de las teorias de aprendizaje más conocidas, procurándose demostrar sus puntos de convergencia y también sus limites para explicar la diversidad de formas del aprendizaje humano, especialmente las que tienen lugar en la institución escolar.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Educação (FE)
Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons