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dc.contributor.authorLegnani, Viviane Neves-
dc.date.accessioned2011-10-10T15:52:10Z-
dc.date.available2011-10-10T15:52:10Z-
dc.date.issued2010-01-
dc.identifier.citationLEGNANI, Viviane Neves. Psicanálise e inclusão escolar: um redimensionamento do ideário do déficit. Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 151-173, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/13140/8535>. Acesso em: 22 ago. 2011en
dc.identifier.urihttp://repositorio.unb.br/handle/10482/9414-
dc.description.abstractTem-se discutido, historicamente, a criação da noção de “criança normal/anormal” a partir dos discursos da psicologia e da medicina no século XIX e XX e destacou-se que, atualmente, a dicotomia entre normalidade/anormalidade, dentro dos parâmetros da psiquiatria biológica, é pensada como resultante de um equilíbrio/desequilíbrio de neurotransmissores. Nessa visão, no caso da infância, a descrição mais utilizada é a de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Este estudo apontou como essa problemática pode ser discutida a partir da psicanálise e, em torno de uma avaliação diagnóstica, discutiu criticamente a inclusão escolar para essas crianças. ____________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractHistorically, the notion of the ‘normal/abnormal child’ was discussed, using as a basis the psychological and medical discourses of the 19th and 20th centuries and highlighted that nowadays the dichotomy between normality/abnormality, within the parameters of biological psychiatry, is thought to be the result of a balance/imbalance of neurotransmitters. In this view in the case of childhood, the most commonly used description is that of Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). This study points out how this issue can be discussed from a psychoanalytical viewpoint and in terms of a diagnostic analysis, critically discussed school inclusion for these children.en
dc.language.isoPortuguêsen
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.titlePsicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficiten
dc.title.alternativePsychoanalysis and school inclusion : redimensioning the deficit theoryen
dc.typeArtigoen
dc.subject.keywordInclusão escolaren
dc.subject.keywordSíndrome do déficit de atençãoen
dc.subject.keywordPsicanáliseen
dc.subject.keywordDistúrbio da falta de atenção com hiperatividadeen
dc.description.unidadeFaculdade de Educação (FE)pt_BR
dc.description.unidadeDepartamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF)pt_BR
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