Campo DC | Valor | Idioma |
dc.contributor.author | Legnani, Viviane Neves | - |
dc.date.accessioned | 2011-10-10T15:52:10Z | - |
dc.date.available | 2011-10-10T15:52:10Z | - |
dc.date.issued | 2010-01 | - |
dc.identifier.citation | LEGNANI, Viviane Neves. Psicanálise e inclusão escolar: um redimensionamento do ideário do déficit. Inter-Ação, Goiânia, v. 35, n. 1, p. 151-173, jan./jun. 2010. Disponível em: <http://www.revistas.ufg.br/index.php/interacao/article/view/13140/8535>. Acesso em: 22 ago. 2011 | en |
dc.identifier.uri | http://repositorio.unb.br/handle/10482/9414 | - |
dc.description.abstract | Tem-se discutido, historicamente, a criação da noção de “criança normal/anormal” a partir dos discursos da psicologia e da medicina no século XIX e XX e destacou-se que, atualmente, a dicotomia entre normalidade/anormalidade, dentro dos parâmetros da psiquiatria biológica, é pensada como resultante de um equilíbrio/desequilíbrio de neurotransmissores. Nessa visão, no caso da infância, a descrição mais utilizada é a de Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Este estudo apontou como essa problemática pode ser discutida a partir da psicanálise e, em torno de uma avaliação diagnóstica, discutiu criticamente a inclusão escolar para essas crianças. ____________________________________________________________________________ ABSTRACT | en |
dc.description.abstract | Historically, the notion of the ‘normal/abnormal child’ was discussed, using as a basis the psychological and medical discourses of the 19th and 20th centuries and highlighted that nowadays the dichotomy between normality/abnormality, within the parameters of biological psychiatry, is thought to be the result of a balance/imbalance of neurotransmitters. In this view in the case of childhood, the most commonly used description is that of Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). This study points out how this issue can be discussed from a psychoanalytical viewpoint and in terms of a diagnostic analysis, critically discussed school inclusion for these children. | en |
dc.language.iso | Português | en |
dc.rights | Acesso Aberto | en |
dc.title | Psicanálise e inclusão escolar : um redimensionamento do ideário do déficit | en |
dc.title.alternative | Psychoanalysis and school inclusion : redimensioning the deficit theory | en |
dc.type | Artigo | en |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | en |
dc.subject.keyword | Síndrome do déficit de atenção | en |
dc.subject.keyword | Psicanálise | en |
dc.subject.keyword | Distúrbio da falta de atenção com hiperatividade | en |
dc.description.unidade | Faculdade de Educação (FE) | pt_BR |
dc.description.unidade | Departamento de Teoria e Fundamentos (FE TEF) | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos publicados em periódicos e afins
|