Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9396
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_CrticialDiscourseAnalysis.pdf232,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: Critical discourse analysis and the semiotic construction of gender identities
Outros títulos: A análise de discurso crítica e a construção semiótica das identidades de gênero
Autor(es): Magalhães, Izabel
Assunto: Análise do discurso
Semiótica
Gênero - identidade
Publicidade
Data de publicação: 2005
Referência: MAGALHÃES, Izabel. Critical discourse analysis and the semiotic construction of gender identities. DELTA, São Paulo, v. 21, n. especial, p. 179-205, 2005. Disponível em:<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-44502005000300011>. Acesso em: 06 out. 2011.
Resumo: Este estudo examina aspectos textuais e semióticos de anúncios publicitários segundo a análise de discurso crítica. O foco do estudo é o conceito de identidade de gênero. Nos anúncios, diferentes textos são apropriados de novas maneiras, de forma explícita e implícita. Aqui os textos funcionam em um processo de tecnologização do discurso. Tanto o feminino quanto o masculino são representados discursivamente em sua heterogeneidade: o feminino é representado como um corpo mercadorizado; é também frágil e patológico. O masculino é ligado ao poder, mas também à moda. Os anúncios posionam os/as leitores/as ideologicamente, com o fim de definir suas identidades de gênero como consumidores/as.
Abstract: This study examines textual and semiotic aspects of adverts according to critical discourse analysis. The focus of the study is the concept of gender identity. In adverts, different texts are appropriated in new ways explicitly as well as implicitly. Here texts work in a process of discourse technologisation. Both the feminine and the masculine are represented discursively in their heterogeneity: the feminine is represented as a commodified body; it is also frail and pathological. The masculine is linked with power, but with fashion too. Adverts position readers ideologically, so that they can define their gender identities as consumers.
Aparece nas coleções:Artigos publicados em periódicos e afins

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons