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Título: Muito além da ribalta : crenças de terceiros, segundos e primeiros agentes sobre o processo de ensino-aprendizagem de inglês para crianças
Autor(es): Andrade, Maria Eugênia Sebba Ferreira de
Orientador(es): Conceição, Mariney Pereira
Assunto: Língua inglesa - estudo e ensino
Educação bilíngue
Educação de crianças
Data de publicação: 4-Out-2011
Referência: ANDRADE, Maria Eugênia Sebba Ferreira. Muito além da ribalta : crenças de terceiros, segundos e primeiros agentes sobre o processo de ensino-aprendizagem de inglês para crianças. 2011. 160 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)—Universidade de Brasília, 2011.
Resumo: O ensino de pelo menos uma língua estrangeira nos anos iniciais da escolarização formal tem sido um fenômeno comum na maioria das escolas brasileiras e nas escolas de todo o mundo. Especificamente no contexto nacional, este fato tem merecido a atenção de muitos pesquisadores devido aos inúmeros fatores que cercam e interferem neste complexo processo de inserção de uma nova disciplina no currículo da primeira fase do Ensino Fundamental, ainda que isto ocorra em caráter facultativo. Dentre tais fatores, podemos citar a formação de professores para atuarem neste cenário específico e a presença de forças externas que exercem forte influência sobre o processo de ensino-aprendizagem da LE. Portanto, este foi o cenário de encadeamento desta pesquisa. Trata-se, pois, de um estudo de caso, de natureza qualitativa - interpretativista, que investigou as crenças de primeiros, segundos e terceiros agentes sobre o processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa para crianças, bem como a relação existente entre elas. Quinze alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, a professora regente da turma e a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de uma cidade do interior de Goiás foram participantes deste estudo. Questionários, narrativas escritas, entrevistas semiestruturadas e observação de aulas com registro de notas de campo foram os instrumentos utilizados para a coleta e análise de dados. Os resultados sugerem que as experiências, crenças e ações dos participantes estão inter-relacionadas quando se trata do contexto de ensino público. O estudo oferece como contribuição um perfil do ensino de LE (inglês) voltado para crianças inseridas exclusivamente em contexto público de ensino. Além disso, almeja fortalecer os estudos na área de crenças e alargar as possibilidades de análise contextual das mesmas. Oferece, ainda, implicações para o processo de ensino-aprendizagem para este público específico. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The teaching of one foreign language in the early years of formal schooling has been a common phenomenon in most Brazilian schools and schools around the world. Specifically in the national context, this fact has attracted the attention of many researchers due to many factors that surround and affect this complex process of inserting a new subject in the curriculum of the first stage of basic education, even though that occurs on an optional way. Among these factors, we can mention the training of teachers to work in this particular setting and the presence of external forces that exert a strong influence on the process of teaching and language learning. So this was the setting for this research. It is a qualitative-interpretative case study that investigated the beliefs of first, second and third agents about teachinglearning process of English to children. Besides that, it checked the relationship between all of them. Fifteen students from the 5th grade of basic school, their teacher and the educational coordinator were those ones who participated of this study. They live in one small town in the State of Goiás, Brazil. Questionnaire, written narratives, semi-structured interviews and classroom observation were the instruments used for data collection. Results suggest that beliefs, experiences and actions are connected to the context of public education. This study offers as contribution a profile of English teaching focused in children who are studying in public schools. Moreover, it makes the studies in the area of beliefs stronger and the contextual analyses possibilities bigger. Besides that, it offers implications to the teachinglearning process to children.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2011.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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