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Título: Social disclosure e custo de capital próprio em empresas brasileiras
Autor(es): Gonçalves, Rodrigo de Souza
Orientador(es): Medeiros, Otávio Ribeiro de
Assunto: Mercado de capitais - Brasil
Economia - aspectos sociológicos - Brasil
Empresas - Brasil
Data de publicação: 29-Set-2011
Referência: GONÇALVES, Rodrigo de Souza. Social disclosure e custo de capital próprio em empresas brasileiras. 2011. 165 f. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis)—Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis, UnB, UFPB, UFRN, Brasília, 2011.
Resumo: Esta tese tem por objetivo testar a hipotése de que há relação entre o nível de social disclosure e o custo de capital próprio em empresas brasileiras de capital aberto e de que esta relação é negativa. Para tanto, foram avaliados os relatórios de responsabilidade social de 83 empresas listadas na BM&FBOVESPA, no período de 2005 a 2009. Para avaliação do social disclosure, foi construído e validado um índice composto de 13 itens, sustentado nos estudos de Ramanathan (1976), Haydel (1989) e Hammond e Miles (2004). Compuseram as etapas da validação: a) avaliação por especialistas quanto à clareza e relevância dos itens; b) análise fatorial exploratória, quanto à adequação e consistência interna; e c) análise por meio de regressão linear múltipla com “pooled data”, para a validação dos determinantes do social disclosure. Em relação a esta última etapa, foi possível mostrar que as variáveis – tamanho, setor, internacionalização, auditoria e listagem em fundos socialmente responsáveis, influenciam o nível de social disclosure. Quanto ao custo de capital próprio, este foi ajustado ao risco através do Capital Asset Pricing Model (CAPM), e testado por meio de regressão com dados em painel com efeitos fixos seccionais. Os resultados evidenciam que o custo de capital próprio diminui quando há um maior nível de social disclosure, indicando, para o mercado acionário brasileiro, uma forma semi-forte de eficiência de mercado (FAMA, 1970). Esse resultado corrobora a hipótese subjacente do estudo, em que o social disclosure pode ser visto como um instrumento para a redução da assimetria entre as ações discricionárias do gestor e as expectativas dos investidores, bem como de governança corporativa, à medida em que reduz os custos de agenciamento, atuando por um lado como instrumento de monitoramento das ações gerenciais e por outro como uma forma de reduzir o custo de captação de recursos próprios. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present work aims at testing whether there is a relation between the level of social disclosure and the cost of equity in brazilian listed companies of traded capital. In order to conduct the study, were evaluated the social responsibility reports of 83 of the companies listed by BM&FBOVESPA, during the period comprehended between 2005 and 2009. For the evaluation of the social disclosure, a index composed by 13 items was created and validated, based upon the studies of Ramanathan (1976), Haydel (1989) and Hammond e Miles (2004). The stages of the validation were composed by: a) evaluation by experts regarding the clearance and relevance of the items; b) exploratory factorial analysis regarding properness and internal consistency, and c) analysis thorough multiple linear regression with “pooling” effect, on regards to the confirmation of the social disclosure determinants. On what concerns the later stage, it was possible to validate that the variables – size, sector, internationalization, audit and listing in funds for social responsibility, did influence the level of social disclosure. The cost equity, on the other hand, was measured by the market model (CAPM), and tested through regression with data in panel with sectional fixed effects. The results have shown that the cost equity diminishes while there is a bigger level of social disclosure, which indicates a semi-strong form of market efficiency for the brazilian stockholding market (FAMA, 1970). Such results also reassure the underlying hypothesis of this study, where the social disclosure might be seen as an instrument of asymmetry reduction between the discretionary actions of the manager and the investors expectations, as well as the corporate governance, as it reduces the agency costs, serving both as a model of monitoring instrument of the managing actions and as a reduction of the cost of fund raising.
Unidade Acadêmica: Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (FACE)
Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (FACE CCA)
Informações adicionais: Tese (doutorado)—Universidade de Brasília, Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, 2011.
Programa de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

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