Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/9308
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_RebecaGougetSergioMiranda.pdf1,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Título: A influência dos termos de troca na estrutura da tarifa de importação brasileira
Autor(es): Miranda, Rebeca Gouget Sérgio
Orientador(es): Pinto, Maurício Barata de Paula
Assunto: Comércio internacional - Brasil
Importação
Relações exteriores
Tarifas alfandegárias - Brasil
Data de publicação: 28-Set-2011
Referência: MIRANDA,Rebeca Gouget Sérgio.A influência dos termos de troca na estrutura da tarifa de importação brasileira. 2011. vii, 95 f. Dissertação (Mestrado em Economia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Embora os benefícios do livre comércio sejam conhecidos, os países continuam adotando tarifas e outras medidas protecionistas. Existem vários argumentos para sua existência: necessidade de receitas, proteção à indústria nascente, defesa nacional, tarifa endógena, melhora nos termos de troca, entre outros. O objetivo geral deste trabalho é verificar se as tarifas de importação brasileiras podem ser explicadas pelo argumento dos termos de troca. Para tanto foram utilizadas duas metodologias: abordagem por meio de estimativas das curvas de oferta e demanda de importações e a abordagem de estruturas de mercado de Organização Industrial. Para duas metodologias distintas obtivemos o mesmo resultado: de que o Brasil, apesar de possuir poder de mercado para alguns bens, não procura explorá-lo ao adotar tarifas.
Informações adicionais: Dissertação (mestrado)-Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia, 2011.
Aparece nas coleções:Teses, dissertações e produtos pós-doutorado

Mostrar registro completo do item Visualizar estatísticas



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.